Acessibilidade / Reportar erro

Anos potenciais de vida perdidos por câncer em Mato Grosso, estratificados por sexo: 2000 a 2019

RESUMO:

Objetivo:

Estimar os anos potenciais de vida perdidos por câncer no estado de Mato Grosso, no período de 2000 a 2019, estratificando os dados por sexo, segundo faixas etárias e tipos de câncer.

Métodos:

Trata-se de um estudo quantitativo, com abordagem ecológica a partir de dados secundários, utilizando-se o indicador anos potenciais de vida perdidos e seus derivados.

Resultados:

No período analisado, as mortes por câncer em Mato Grosso resultaram em 680.338 anos potenciais de vida perdidos antes dos 80 anos, com variação de 82,5%. Desse total, 52,7% foram atribuídos ao sexo masculino. O peso dos anos potenciais de vida perdidos por câncer antes dos 60 anos foi de 70,9% no sexo masculino e 80,1% entre as mulheres. As taxas de anos potenciais de vida perdidos aumentaram no período estudado e apresentaram valores ligeiramente mais elevados entre os homens. Na análise segundo faixas etárias, as taxas de anos potenciais de vida perdidos também foram maiores entre os homens, exceto entre 30 e 49 anos. Os cânceres de pulmão e linfomas/leucemias resultaram em maiores perdas de anos potenciais de vida entre os homens, e os cânceres de especificidade feminina (mama, colo e corpo do útero e ovário) responderam por 36,26% dos anos potenciais de vida perdidos entre as mulheres, com variabilidade por faixas etárias.

Conclusão:

Em Mato Grosso, o indicador anos potenciais de vida perdidos por câncer apresentou evolução desfavorável entre 2000 e 2019, com maior prejuízo para o sexo masculino e para a população mais jovem. As leucemias, linfomas e cânceres de pulmão e mama foram os principais responsáveis pelos anos potenciais de vida perdidos.

Palavras-chave:
Câncer; Anos potenciais de vida perdidos; Mortalidade prematura; Indicadores de saúde; Epidemiologia

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br