Acessibilidade / Reportar erro
Este documento está relacionado com:

Tendência da mortalidade por câncer e principais tipos segundo macrorregiões do Estado de Mato Grosso, 2000 a 2015

RESUMO:

Objetivo:

Descrever a tendência da mortalidade por todas as causas de câncer e as cinco principais causas no Estado de Mato Grosso, Brasil, no período de 2000 a 2015.

Métodos:

Trata-se de um estudo descritivo, ecológico, do tipo série temporal, com dados referentes aos óbitos de residentes de Mato Grosso por neoplasias (códigos C00 a C97 da Classificação Internacional de Doenças — CID-10), provenientes do Sistema de Informações sobre Mortalidade. A tendência temporal da taxa de mortalidade padronizada de todas as causas de câncer e de cinco causas específicas (pulmão, próstata, mama feminina, colorretal e colo do útero) para o Estado e segundo macrorregiões (Sul, Oeste, Norte, Leste e Centro-Norte) foi analisada por meio de regressão linear (p<0,05).

Resultados:

De 2000 a 2015, ocorreram 28.525 óbitos por todas as causas de câncer em residentes do Estado de Mato Grosso. Tendência crescente foi observada para todas as causas de câncer, além dos cânceres de pulmão, mama e colorretal. As macrorregiões Sul e Norte apresentaram tendência crescente para todas as causas, mama e colorretal; Centro-Norte para mama e colorretal; Leste foi crescente para todas as causas, próstata e colorretal e decrescente para colo do útero.

Conclusão:

No Estado de Mato Grosso, verificou-se tendência crescente de mortalidade por todas as causas de câncer e por causas específicas, com destaque para mama e colorretal na maioria das macrorregiões.

Palavras-chave:
Mortalidade; Câncer; Sistemas de informação em saúde; Distribuição temporal

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br