Acessibilidade / Reportar erro

Tendências da fecundidade dos povos indígenas nos Censos Demográficos brasileiros de 1991 a 2010* * A autora agradece a cuidadosa revisão dos pareceristas e dos editores da Rebep e reconhece como exclusivamente suas as limitações do presente artigo. A autora agradece ainda o auxílio de Gabriela de Oliveira Bonifácio e Juliana Vasconcelos, assistentes de pesquisa do Cedeplar, pela colaboração com a produção dos indicadores, bem como o suporte recebido do CNPq no programa apoio ao pesquisador individual.

Indigenous population fertility trends according to the Brazilian Demographic Censuses from 1991 to 2010

Tendencias de la fecundidad de los pueblos indígenas en los censos demográficos brasileños del 1991 al 2010

O artigo aborda a fecundidade das mulheres autodeclaradas indígenas com base nos censos brasileiros de 1991 a 2010. Inicialmente - como uma aproximação das limitações que a qualidade do dado pode impor às análises - observa-se um viés de autodeclaração para 2000 mais acentuado na população urbana, o que compromete as comparações com 2010, mas não invalida o prosseguimento das análises sobre fecundidade. Constata-se que, efetivamente, a fecundidade dos povos indígenas está diminuindo inclusive entre a população rural, isto é, aquela que reside em Terras Indígenas. A fecundidade indígena urbana é altamente diferenciada da rural e as suspeitas de o viés estar contaminando as medidas produzidas evidenciam a necessidade de um investimento maior no estudo desta população: quem são os indígenas urbanos? Estimativas por ordem de parturição e filhos tidos sinalizam acentuadas quedas de fecundidade para o futuro próximo. A fecundidade das mulheres indígenas jovens - sem muitas diferenciações segundo residência urbana ou rural - continua em níveis muito altos se comparados com os de populações contemporâneas. Esta análise clama por estudos multidisciplinares para o melhor entendimento do processo reprodutivo dos povos indígenas brasileiros.

Palavras-chave:
Demografia indígena; Fecundidade; Ordem de nascimento


Associação Brasileira de Estudos Populacionais Rua André Cavalcanti, 106, sala 502., CEP 20231-050, Fone: 55 31 3409 7166 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editor@rebep.org.br