Acessibilidade / Reportar erro

A matrioska de instrumentos urbanísticos nos Projetos de Intervenção Urbana em São Paulo1 1 Versões preliminares deste artigo foram apresentadas no 26th World Congress of Political Science (IPSA, 2021) e no XIX Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur, 2022). GUERESI, S. A Governança Urbana e os Projetos de Intervenção Urbana em Territórios Populares na Cidade de São Paulo. WORLD CONGRESS OF POLITICAL SCIENCE, 26. 2021 [virtual]. [S. l.]: International Political Science Association, 10 a 15 de julho de 2021. Theme: New Nationalisms in an Open World. GUERESI, S. A matrioska de instrumentos urbanísticos nos projetos de intervenção urbana em São Paulo. Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 19., 2022, Blumenau. Anais [...]. Blumenau: Anpur, 22 a 26 de maio de 2022 [on-line]. Tema: Planejando o Urbano e o Regional - Organizando a Esperança.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os arranjos de governança e a participação social em um Projeto de Intervenção Urbana (PIU), instrumento urbanístico previsto no Plano Diretor de São Paulo (SP) de 2014, e seu impacto em territórios populares. Apresenta-se neste texto o estudo de caso de duas Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) situadas no perímetro do PIU Arco Jurubatuba, na zona sul da cidade. As questões que orientaram o trabalho foram: (i) como se deu a participação das comunidades desses territórios populares nas discussões sobre o projeto de intervenção que as afetaria; e (ii) qual o arranjo de governança resultante da proposta, considerando a sobreposição de instrumentos dentro do PIU. Evidencia-se que os arranjos institucionais e os instrumentos selecionados para elaboração e futura implementação do PIU aumentam a complexidade do projeto, a fragmentação do processo e a superficialidade dos procedimentos de participação e legitimação da intervenção. Escolhas feitas durante a elaboração do PIU e a matrioska de instrumentos resultante dificultam a identificação do momento e do lócus de tomada de decisões cruciais sobre a intervenção que atinge os territórios populares, prejudicando a participação social e adiando (ou impedindo) contestações.

Palavras-chave:
Arranjos Institucionais; Instrumentos Urbanísticos; Governança Urbana; Participação Social; Planejamento Urbano; Projeto de Intervenção Urbana; São Paulo (cidade)

Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - ANPUR FAU Cidade Universitária, Rua do Lago, 876, CEP: 05508-080, São Paulo, SP - Brasil, Tel: (31) 3409-7157 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@anpur.org.br