Acessibilidade / Reportar erro

A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO RECIFE: LÓGICA RENTISTA E CONSERVAÇÃO DOS SEUS BENS PATRIMONIAIS1 1 Este artigo contou com o apoio das agências de fomento Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

THE SANTA CASA DE MISERICÓRDIA OF RECIFE: RENTAL-INCOME LOGICS AND CONSERVATION OF ITS HERITAGE ASSETS

Resumo

A Santa Casa de Misericórdia, instituição beneficente criada em Portugal em 1498, aportou, no século XVI, nas primeiras formações urbanas do Brasil colonial. Durante a realização da pesquisa sobre o mercado imobiliário no Centro Histórico do Recife (CHR), entre 2012 e 2016, surpreendemo-nos com a elevada quantidade de imóveis alugados da Santa Casa de Misericórdia da capital pernambucana. Isso nos impulsionou a averiguar a sua função como agente imobiliário rentista e suas implicações na conservação do seu patrimônio. Para tanto, foram analisadas a formação desse patrimônio - tributária de doações/heranças com vistas à salvação da alma -, a sua lógica rentista e a relação entre a rentabilidade e a conservação dos seus bens patrimoniais no CHR.

Palavras-chave:
Santa Casa de Misericórdia; Centro Histórico; conservação de bens patrimoniais; lógica rentista; mercado de aluguel

Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - ANPUR FAU Cidade Universitária, Rua do Lago, 876, CEP: 05508-080, São Paulo, SP - Brasil, Tel: (31) 3409-7157 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@anpur.org.br