Acessibilidade / Reportar erro

Neoextrativismo e construção ‘sustentável’: duas faces do capitalismo financeirizado1 1 O caso apresentado - projeto e construção de um novo conjunto urbano para reassentamento da comunidade do Piquiá de Baixo - resultou de um amplo esforço coletivo, articulado entre a população local, um grupo de padres combonianos, organizações sociais regionais e de trabalhadoras e trabalhadores da Usina CTAH (Centro de Trabalhos para o Ambiente Habitado) (http://www.usina-ctah.org.br/). Sem as informações e os relatos, inúmeras vezes circulados em conversas com Kaya Lazarini, Flávio Higuchi, Isac Marcelino e Wagner Germano - dentre outras e outros colegas da Usina -, as reflexões, que aqui apresentamos, não teriam sido possíveis. Registramos nossos agradecimentos, confiantes de que a conexão que estabelecemos entre a luta por moradia digna e a luta por justiça ambiental contribua para melhor compreendermos a dimensão do problema com o qual estamos lidando.

Resumo

O presente artigo investiga como o extrativismo, operado nos territórios coloniais, possibilitou a consolidação e a expansão mundial do sistema capitalista, sendo que continua viabilizando-o no presente. Para ilustrar nossos argumentos, usamos o exemplo da mineração. Em seguida, apontamos a cumplicidade existente entre o setor construtivo, em que a Arquitetura é praticada, e o capitalismo exportador de commodities. Indicamos ainda que a crença na ecoeficiência das tecnologias e edificações ‘verdes’, na verdade, mascara a externalização dos danos socioambientais gerados pelos processos de produção hegemônicos - como aqueles que compõem a cadeia produtiva do ferro e do aço (materiais que, em boa parte, empregamos na Construção Civil). Por fim, analisamos o emblemático caso da comunidade de Piquiá de Baixo (MA), em que as problemáticas apresentadas neste trabalho podem ser melhor explicitadas.

Palavras-chave:
Colonização; Neoextrativismo; Mineração; Construção Civil; Arquitetura; Sustentabilidade

Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - ANPUR FAU Cidade Universitária, Rua do Lago, 876, CEP: 05508-080, São Paulo, SP - Brasil, Tel: (31) 3409-7157 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@anpur.org.br