Acessibilidade / Reportar erro

Territórios expectantes e os instrumentos urbanísticos: o caso da Operação Urbana Água Branca 1 1 Este artigo tem como base os resultados da tese: BARBOSA, E. R. D. Q. Da norma à forma: Urbanismo contemporâneo e a Materialização das cidades. 2016. (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo; Doctor in Engineering Science). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Faculty of Engineering, Department of Architecture, Universidade Presbiteriana Mackenzie; University of Leuven: São Paulo; Leuven. O trabalho foi contemplado com o primeiro prêmio do Concurso internacional de teses de investigação Infonavit, UNAM (México) em 2018.

Resumo

O artigo aborda os rebatimentos do processo de transformação produtiva no planejamento das cidades, com foco na experiência Paulistana, marcada pela retração da atividade industrial desde finais da década de 1970. Aborda-se aqui os rebatimentos desse processo na reestruturação do território da metrópole paulista por meio da promoção de instrumentos urbanísticos, nomeadamente as Operações Urbanas e especificamente a Operação Urbana Água Branca. A operação é analisada em sua efetividade em transformar o território industrial, apresenta as diferentes estratégias projetuais definidas para esse território, envolvendo os parcelamentos de grandes glebas industriais que, em sua maioria, nunca se materializaram. Finalmente, analisa-se a materialização da Operação Urbana Água Branca por meio do mapeamento dos terrenos consumidos e dos empreendimentos imobiliários dela decorrentes, analisando criticamente a real reestruturação consequente dessa operação.

Palavras-chave:
operações urbanas; instrumentos urbanísticos; reestruturação territorial; projetos urbanos

Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - ANPUR FAU Cidade Universitária, Rua do Lago, 876, CEP: 05508-080, São Paulo, SP - Brasil, Tel: (31) 3409-7157 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@anpur.org.br