Acessibilidade / Reportar erro

Qual o lugar da natureza na teoria da produção do espaço de Henri Lefebvre? Algumas Reflexões1 1 Agradeço a Sinara Gomes, Jean Legroux e Alejandro Morcuende pela leitura das primeiras versões deste texto, bem como por suas contribuições, ideias e sugestões. Igualmente, agradeço aos dois pareceristas anônimos da RBEUR pelas sugestões e contribuições. Também sou grato à Universidade de Pernambuco (UPE), campus Petrolina, sobretudo ao Colegiado de Geografia, que me ofereceu o ambiente propício para a escrita deste artigo durante o período em que fui professor da instituição. Agradeço, ainda, ao Programa de Pós-graduação em Geografia (PROPGEO), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), pelo apoio financeiro para a tradução do texto aqui apresentado. Todas as ideias são de minha inteira responsabilidade.

Resumo

É notório como a teoria da produção do espaço elaborada na década de 1970 por Henri Lefebvre se tornou uma das principais abordagens sobre os estudos urbanos nas últimas décadas. Embora as contribuições dadas por ele vigorem até hoje em múltiplas interpretações no Norte e no Sul global, há uma miríade de temas inter-relacionados à teorização lefebvriana que merecem atenção maior. A proposta deste artigo é problematizar a relação entre a teoria da produção do espaço e a ecologia, com base na hipótese de que há na referida teoria um conceito de natureza que é fundamental para a compreensão da política do espaço e que, portanto, possibilita a apreensão de uma politização da natureza e da ecologia. Este artigo consiste em uma primeira aproximação do tema da natureza na obra de Lefebvre, buscando tecer os fios que ligam a discussão da teoria da produção do espaço e a conceituação de natureza.

Palavras-chave:
Natureza; Produção do Espaço; Ecologia; Revolução; Henri Lefebvre

Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - ANPUR FAU Cidade Universitária, Rua do Lago, 876, CEP: 05508-080, São Paulo, SP - Brasil, Tel: (31) 3409-7157 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@anpur.org.br