Acessibilidade / Reportar erro

Doses de fertilizante de liberação controlada e volume de recipiente influenciam a qualidade de mudas de Hymenaea courbaril?

Resumo

O objetivo foi determinar os efeitos de doses de fertilizante de liberação controlada e o volume do recipiente no crescimento inicial e na qualidade de mudas de Hymenaea courbaril. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 4, correspondendo a dois volumes de recipientes (1,8 e 2,2 L) e quatro doses de adubo de liberação controlada (0; 1,5; 3,0 e 4,5 g L-1 de substrato), com oito repetições, cada uma composta por cinco mudas (uma em cada recipiente). As variáveis avaliadas foram: altura da parte aérea (H), diâmetro do caule (DC), massa seca da parte aérea (MSPA, g planta-1), massa seca da raiz (MSR, g planta-1), massa seca total (MST, g planta-1), índice de qualidade de Dickson (IQD), volume radicular (VR), índice de balanço de nitrogênio (IBN) e clorofilas. O fertilizante de liberação controlada, nas doses de 1,5 e 3,0 g L-1, proporciona qualidade e robustez às mudas de Hymenaea Courbaril, em ambos os tamanhos de recipiente. O fertilizante de liberação controlada, na dose de 4,5 g L-1, não é indicado para obtenção dealto padrão de qualidade em mudas de Hymenaea courbaril, independentementedo volume do recipiente.

Termos para indexação
adubação mineral; clorofilas; jatobá; nitrogênio

Sociedade Brasileira de Fruticultura Via de acesso Prof. Paulo Donato Castellane, s/n , 14884-900 Jaboticabal SP Brazil, Tel.: +55 16 3209-7188/3209-7609 - Jaboticabal - SP - Brazil
E-mail: rbf@fcav.unesp.br