Acessibilidade / Reportar erro

‘SCS 425 Luiza’: nova cultivar de macieira de médio requerimento de frio hibernal e resistente à mancha foliar de glomerella (collectorichum spp.)

Resumo

A maçã é um dos principais produtos do agronegócio da fruticultura temperada do Sul do Brasil. Mais de 90% da produção são originadas com o cultivo de apenas duas cultivares – Gala e Fuji, e seus mutantes. Essas cultivares são pouco adaptadas ao clima regional, sendo as do grupo ‘Gala’ também suscetíveis à doença mancha foliar de glomerella - MFG, atualmente a principal doença da macieira no Brasil. A ‘SCS425 Luiza’ foi desenvolvida pela Epagri / Estação Experimental de Caçador, buscando disponibilizar à cadeia produtiva mais uma cultivar de macieira precoce, mais bem adaptada aos ambientes de cultivo sul-brasileiros e resistente à MFG. Foi obtida via hibridação artificial, realizada em 2001, tendo como parentais as cultivares Imperatriz e Cripps Pink. A ‘SCS425 Luiza’ apresenta menor requerimento em frio hibernal que a ‘Galaxy’, tem maior precocidade em iniciar a floração e possui produção ao menos similar à da ‘Galaxy’. Produz frutos com qualidade visual, sabor e textura de polpa adequados para o mercado brasileiro e com capacidade de conservação similar à ‘Galaxy’ quando colhida no mesmo estágio de maturação.

Termos para indexação
Malus x domestica; cultivar melhorada; adaptação climática; qualidade de frutos

Sociedade Brasileira de Fruticultura Via de acesso Prof. Paulo Donato Castellane, s/n , 14884-900 Jaboticabal SP Brazil, Tel.: +55 16 3209-7188/3209-7609 - Jaboticabal - SP - Brazil
E-mail: rbf@fcav.unesp.br