Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

Acreditamos que todos os nossos colegas e leitores vêm percebendo os esforços que estão sendo implementados em prol da melhoria dos serviços prestados pela Sociedade Brasileira de Farmacognosia e na qualidade da Revista Brasileira de Farmacognosia. Aproveitamos esse primeiro fascículo de 2007 para fazer um breve comentário do que achamos relevante com relação ao ano anterior.

"Dupla comemoração em 2006". A Sociedade Brasileira de Farmacognosia comemorou 30 anos de existência e seu órgão oficial de divulgação, a Revista Brasileira de Farmacognosia há 20 anos vem publicando em suas páginas artigos originais, de divulgação e revisão de indiscutível valor científico.

"Aperfeiçoamento no Sistema de Busca". Além de registrar todas as palavras que compõem o Título-Resumo-Unitermos de um artigo, o novo sistema passou também a captar as dezenas e às vezes centenas de espécies vegetais e/ou animais, metabólitos primários e secundários e as mais variadas atividades biológicas ou etnobotânicas, que aparecem nas extensas tabelas dos artigos de divulgação e especialmente de revisão. Antes não era possível levantar esses dados por ocasião de uma consulta no sistema de "busca", só através de uma consulta diretamente nos artigos.

"Site conectado a um link secundário". Para que a Home Page da Sociedade e tudo o que ela oferece esteja sempre disponível aos usuários mesmo que ocorra uma pane, queda de tensão e/ou manutenção da rede internet local, os acessos ou consulta ao domínio próprio www.sbfgnosia.org.br que fica instalado em um servidor localizada no NTI/UFPB (Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidade Federal da Paraíba) é automaticamente desviado para um link secundário, independente. Agora estamos permanentemente "no ar".

"Figuras coloridas agora são publicadas na Web sem custos adicionais". Figuras coloridas na versão impressa é muito raro porque os custos são elevadíssimo (muito dispendioso) e são financiadas exclusivamente pelos autores dos trabalho, por essa razão raramente ocorrem. Para contornar esse problema uma vez que nossa revista publica muitos trabalhos na área de morfoanatomia (farmacobotânica), cortes histológicos em tecido animal, etc, etc, acertamos com o setor responsável pela Editoração que quando um trabalho contiver Figura(s) colorida(s) serão produzidos dois arquivos, um para impressão (Gráfica) em preto-e-branco e outro para Web, colorido, que ficará disponibilizado na Home Page.

"Novas indexações que aconteceram em 2006". Gostaríamos de registrar duas novas indexações que aconteceram no finalzinho de 2006. A Revista Brasileira de Farmacognosia agora está indexada a coleção SCIELO Brasil e ao banco de dados SCOPUS. Com isto aumenta-se substancialmente a visibilidade do nosso periódico junto a comunidade científica nacional e internacional.

"As auto-citações atingiram números expressivos". Entende-se aqui como a citação dos nossos artigos na própria revista e não um autor citando seu próprio trabalho. O número de citações que recebe um artigo revelar a qualidade do periódico em que foi publicado e a influência do título para a ciência. O sistema de arbitragem "referee system" ou "peer review" utilizado nos artigos submetidos para publicação na RBFgnosia garante a confiabilidade e qualidade dos textos publicados. O cálculo estatístico é muito simples. Baseiou-se num levantamento das Referências Bibliográficas (citações) dos artigos publicados na Rev. Bras. Farmacogn., no ano 2006. As citações da Rev. Bras. Farmacogn. em outras revista, não temos como avaliar (saber), foge ao nosso alcance. Portanto, no ano 2006 foram publicados um total de 98 artigos distribuídos em 4 Fascículos mais um Suplemento. Em 2006 houveram 386 auto-citações. Uma média de 77,2 auto-citações por fascículo. Uma média de 3,9 auto-citações por artigo. As 386 auto-citações estão assim distribuídas: 1986 (12), 1987/1989 (4), 1996 (3); 1997/1998 (7); 2000 (3); 2001(13); 2002 (20); 2003 (38); 2004 (38); 2005 (150) e 2006 (98). Para conferir essas informações de auto-citação basta entrar no site da RBFgnosia www.sbfgnosia.org.br/revista e acessar os 98 artigos, um a um, referente aos Fascículos 1 a 4 + Suplemento do ano 2006, e, checar no final de cada artigo as Referências Bibliográficas que citam a Rev. Bras. Farmacogn.

Os dois grandes desafio a serem alcançados em 2007 é chegarmos ao ISI (Institute of Scientific Information) que divulga o Fator de Impacto das revistas. Não estamos muito longe, pois desde 2005 quando assumimos a editoração da revista solicitamos indexação e estamos encaminhando regularmente a este órgão, os fascículos, logo que são publicados. O outro desafio é implantarmos a submissão eletrônica.

Agradecemos a todos aqueles que acreditaram, e contribuíram com o desenvolvimento da Farmacognosia no Brasil. Esperamos que no primeiro editorial de 2008 tenhamos a oportunidade de comentar que os dois grandes desafios acima foram alcançados, entre vários outros avanços de não menos importância que estão para acontecer neste ano que se inicia.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Maio 2007
  • Data do Fascículo
    Mar 2007
Sociedade Brasileira de Farmacognosia Universidade Federal do Paraná, Laboratório de Farmacognosia, Rua Pref. Lothario Meissner, 632 - Jd. Botânico, 80210-170, Curitiba, PR, Brasil, Tel/FAX (41) 3360-4062 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista@sbfgnosia.org.br