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Análise postural qualitativa entre meninos e meninas de sete a dez anos de idade

CONTEXTUALIZAÇÃO: Alterações posturais são freqüentemente encontradas em crianças. Nessa fase, a postura sofre uma série de ajustes e adaptações às mudanças no próprio corpo. OBJETIVO: Identificar, de maneira qualitativa, quais as alterações posturais mais freqüentes em crianças entre sete e dez anos, comparando meninos e meninas, e avaliar a flexibilidade lombar desses sujeitos. MATERIAIS E MÉTODOS: Cento e noventa e uma crianças foram fotografadas nos planos frontal e sagital. As variáveis analisadas foram: tornozelo (valgo e varo), ângulo tíbio-társico (aberto e fechado), joelho (hiperextensão e semiflexão, valgo e varo), pelve (anteversão e retroversão, inclinação pélvica lateral), tronco (antepulsão e retropulsão), lombar (hiperlordose e retificação), torácica (hipercifose e retificação), cervical (hiperlordose e retificação), escoliose, ombro (desnível e protração), escápula (alada, abduzida e aduzida) e cabeça (inclinada e protraída). A flexibilidade da coluna lombar foi avaliada pelo índice de Schöber. RESULTADOS: Os meninos mostraram maior incidência de escápula alada, desnível de ombros, protração de ombros e cabeça e hiperlordose cervical do que as meninas. Por sua vez, as meninas apresentaram maior incidência de inclinação de cabeça e maior valor para o índice de Schöber. CONCLUSÕES: Existem alterações no desenvolvimento postural das crianças que podem estar relacionadas a diferenças, entre os sexos, no sistema muscular, esquelético e na flexibilidade. Estas diferenças podem influenciar o padrão postural do indivíduo durante o crescimento.

postura; avaliação; criança; fisioterapia; gênero


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