Acessibilidade / Reportar erro

Editorial: a ASSOBRAFIR e o desenvolvimento científico da especialidade

EDITORIAL

A ASSOBRAFIR e o desenvolvimento científico da especialidade

Nos anos 80, em decorrência de seu crescimento técnico-científico, houve um maior reconhecimento e valorização da Fisioterapia Respiratória. Esse campo de atuação profissional se diferenciava cada dia mais dos atendimentos ambulatoriais realizados em Clínicas e Centros de Reabilitação, tornando-se imprescindível no meio hospitalar, onde progressivamente foi implementado em enfermarias e Unidades de Tratamento Intensivo. A necessidade de discussões científicas e um espaço para divulgar o conhecimento da área fez com que fosse criado o Núcleo de Estudos em Fisioterapia Respiratória, cujo líder foi Carlos Alberto Caetano Azeredo. Esse núcleo congregava profissionais de diversas regiões do Brasil, sendo esse o início da organização da fisioterapia cardiorrespiratória brasileira. Em 1983, Carlos Alberto Caetano Azeredo, com o objetivo de reunir os profissionais que atuavam na especialidade, organizou, na cidade do Rio de Janeiro, o primeiro Simpósio Internacional em Fisioterapia Respiratória, que contou com a presença de dois mil participantes. Em 1984, durante a realização do II Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, ficou evidente que o Simpósio deveria torna-se itinerante pelo Brasil e tornou-se necessária a criação de uma organização com atuação política e de representatividade para a especialidade.

Durante o III Simpósio Internacional, em Pernambuco, no dia 02 de setembro, a Sociedade Brasileira de Fisioterapia Respiratória (SOBRAFIR) foi criada, e o Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória foi escolhido como sua atividade científica mais expressiva. Desde então, dez presidentes já assumiram a sociedade que, por exigência jurídica, em 2006, teve que ser denominada Associação em vez de Sociedade, passando a denominar-se Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR).

A diretoria da ASSOBRAFIR é escolhida por votação direta de todos os profissionais que pertencem ao quadro associativo a cada três anos, e sua sede está localizada na cidade de São Paulo. Devido às dimensões continentais do Brasil e a enorme abrangência da sociedade, foi necessário criar unidades regionais, que possuem a função de atuar diretamente com o sócio da região, transmitindo os ideais da Associação. Atualmente, a ASSOBRAFIR possui nove regionais: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Goiás e Bahia, sendo a primeira sociedade científica brasileira a titular Associados Eméritos, profissionais que tenham 20 anos de filiação à Associação ininterruptamente. Cumprindo seu papel de entidade científica, a ASSOBRAFIR confere dois títulos de especialista. Em 1996, foi expedido o primeiro título de "Especialista em Fisioterapia Respiratória", sendo os especialistas reconhecidos por meio de exame de proficiência. Esse momento revestiu-se de suma importância, pois a implantação de especialidades dentro de qualquer atividade laborativa é o reconhecimento da existência de conhecimento e prática diferenciada. Esse fato possibilitou o expressivo desenvolvimento da Fisioterapia Respiratória no país. Acreditava-se que a denominação "Fisioterapia Respiratória" abrangeria todas as áreas de atuação em que o sistema cardiorrespiratório estivesse envolvido, porém, devido ao fato de as especialidades serem referenciadas em função do cenário de atuação, houve o reconhecimento de que a atuação do fisioterapeuta intensivista, embora fortemente associada à Fisioterapia Respiratória, necessitava de identificação própria. Com o objetivo de fortalecer a especialização, a ASSOBRAFIR conferiu, este ano, os primeiros títulos de "Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva".

A cada gestão, a Associação evolui e cumpre seu papel primordial que é o de congregar os profissionais que atuam na área e promover o desenvolvimento tecnológico e científico da especialidade. As entidades cientificas possuem um papel imprescindível na evolução da especialidade e não devem ser confundidas com pessoas ou nomes, ou serem meramente promotoras de eventos. Os eventos científicos devem ter um fim específico: divulgar os resultados de pesquisa na área e estimular debates científicos sobre a atuação assistencial. Nesse sentido, a ASSOBRAFIR cumpre intensamente seu papel, pois um número cada vez maior de resumos são submetidos em cada Simpósio. Neste ano, durante o XIV Simpósio, em Recife, foram submetidos 675 trabalhos científicos, sendo que desses, 616 resumos foram aceitos: 500 trabalhos científicos para apresentação sob forma de pôster e 116 para apresentação oral. A valorização desta atividade científica é consolidada por meio da publicação dos anais em revista indexada e de qualidade cientifica indiscutível. Desde o X Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, os trabalhos científicos do evento são publicados como suplemento da Revista Brasileira de Fisioterapia.

Na atual gestão (2007-2009), uma das prioridades é a educação continuada dos profissionais das mais diferentes regiões do país. Esse compromisso tornou-se uma realidade com a criação do ensino a distância (EAD ASSOBRAFIR), que abrangerá diversos assuntos de interesse da especialidade, contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico dos fisioterapeutas e para a qualidade dos procedimentos e rotinas operacionais no âmbito da Fisioterapia Respiratória e da Fisioterapia em Terapia Intensiva em todo o território Nacional.

Outro objetivo alcançado nesta gestão foi a concretização de um sonho acalentado por muito tempo pelos sócios e profissionais da área e que agora se torna realidade: a criação da revista eletrônica da ASSOBRAFIR. Essa revista eletrônica possui como meta principal disponibilizar material didático especializado para docentes, discentes e profissionais.

Neste ano, a ASSOBRAFIR cumpre também um importante compromisso social com a criação da "Semana do Fisioterapeuta Cardiorrespiratório e Intensivista", objetivando levar informações sobre nossa atuação para o público em geral. Essas ações foram iniciadas no dia 02 de setembro, data da criação da sociedade, quando vários projetos comunitários foram desenvolvidos por todas as regionais em todo o país para divulgar nossa especialidade. Outra vitória importante desta gestão ocorreu em setembro deste ano, em Berlim (Alemanha) durante o Congresso Anual da European Respiratory Society (ERS), quando a ASSOBRAFIR foi credenciada junto a essa sociedade como representante da Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva Brasileira. Este fato é de extrema importância para os profissionais brasileiros, pois, apesar de nossa fisioterapia cardiorrespiratória e intensivista ser uma das mais competentes do mundo, ainda não possuíamos uma representatividade internacional. Desse modo, poderemos divulgar nossa especialidade e nossa pesquisa com a participação efetiva dos sócios da ASSOBRAFIR nas atividades científicas da ERS.

Considerando a quantidade de informação disponível e o dinamismo na renovação de idéias e conceitos científicos, sem que muitos profissionais tenham tempo suficiente para fazer uma avaliação crítica adequada, a ASSOBRAFIR busca, por meio de todas essas ações, estimular o crescimento técnico-científico da especialidade, pois reconhece que o uso consciencioso, explícito e adequado da evidência científica é primordial para a atuação profissional junto aos pacientes. A ASSOBRAFIR associa-se às demais entidades promotoras do saber, da representatividade e da responsabilidade profissional no âmbito da Fisioterapia, buscando oferecer a contribuição que sua responsabilidade associativa impõe.

Profa. Dra. Sara Menezes

Diretora Presidente da ASSOBRAFIR

Diretoria da ASSOBRAFIR GESTÃO 2007-2009

Diretor Presidente da Associação – Sara Lucia Silveira de Menezes

Diretor Científico Geral – Alexandre Simões Dias

Diretor Administrativo Geral – Regina Célia Turola Passos Juliani

Diretor Financeiro Geral – Mariângela Botelho Forte Sepúlveda

Diretor Secretário Geral – Patrícia Dayrell Neiva

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Mar 2009
  • Data do Fascículo
    Fev 2009
Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia Rod. Washington Luís, Km 235, Caixa Postal 676, CEP 13565-905 - São Carlos, SP - Brasil, Tel./Fax: 55 16 3351 8755 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: contato@rbf-bjpt.org.br