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Estudo experimental de distorções geradas por linhas férreas eletrificadas em sondagens magnetotelúricas

Disturbances on magnetotelluric data due to electrified railways

Estudo experimental de distorções geradas por linhas férreas eletrificadas em sondagens magnetotelúricas

Marcelo Banik de Pádua

Dissertação de Mestrado em Geofísica Espacial, orientada pelo Dr. Ícaro Vitorello e Dr. Antonio Lopes Padilha, aprovada em 29 de fevereiro de 2000.

Foram realizadas sondagens magnetotelúricas (MT) em perfis ortogonais à Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) na faixa de períodos de 20 a 6000 s. Os perfis situam-se nos estados de São Paulo e Minas Gerais, em duas regiões de condutividade contrastantes: a Bacia de Taubaté, região sedimentar, e a Serra da Mantiqueira, região cristalina. A EFCJ opera com corrente elétrica DC produzindo um ruído eletromagnético (EM) intenso, mas apenas no período diurno, sendo desativada à noite. Objetiva-se com este trabalho caracterizar o ruído EM produzido pela EFCJ e verificar seu efeito sobre os parâmetros MT. Com este intuito, os dados diurnos e noturnos foram analisados separadamente, enfatizando assim os efeitos da presença ou ausência do ruído. Para a estimação do tensor de impedância (Z), foram utilizadas diversas técnicas disponíveis à comunidade cientifica e, dos resultados obtidos, foi calculada a resistividade aparente e fase. Fez-se a comparação entre os métodos procurando estabelecer a melhor abordagem para a obtenção de parâmetros MT confiáveis. Verificou-se, como esperado, que a presença do ruído torna as curvas de resistividade aparente e fase mais irregulares e com barras de erros maiores. No entanto, para os métodos que obtiveram resultados satisfatórios, nota-se que os valores obtidos entre os períodos com e sem ruídos são praticamente os mesmos. Conclui-se que, para estes métodos e na faixa de freqüência trabalhada, os dados podem ser analisados como um todo, sem que com isto o período contaminado com o ruído venha a mascarar o resultado, e com a vantagem de obter-se um resultado estatístico melhor, por aumentar a série temporal analisada.

Disturbances on magnetotelluric data due to electrified railways - Magnetotelluric soundings (MT) were carried out on profiles orthogonal to the Campos do Jordão Railway (EFCJ) in the period range of 20 to 6000 s. The profiles were located at São Paulo and Minas Gerais States, on two adjacent regions with contrasting conductivity: the conductive sedimentary region of Taubaté Basin and the resistive crystalline region of Serra da Mantiqueira. The EFCJ operates with DC current that produces an intense electromagnetic (EM) noise, but only during diurnal periods, being turned off at night. The objective of this study is to characterize the EM noise made by the EFCJ and to verify its effects on MT parameters. Thus, the diurnal and nocturnal data were analyzed separately, and then compared in order to observe the effects of the noise. Some techniques presently available to the scientific community were used to estimate the impedance tensor (Z) and then the apparent resistivity and phase were calculated. The comparison between methods was used to establish the best way to obtain trustworthy MT parameters. As expected, the noise produced more irregular plots of apparent resistivity and phase and greater error bars. Nevertheless, for the methods that produced reliable results, the values obtained on the periods with and without the noise are practically the same. Then, for these methods, and in the studied frequency band, all data could be used in the analyses, because the contaminated periods did not produce screening effects, with the advantage of providing a better statistical result with the increase in the analysed time series.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Out 2001
  • Data do Fascículo
    Mar 2000
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