Acessibilidade / Reportar erro

Percepções sobre envelhecer e adoecer: um estudo com idosos em cuidados paliativos

Resumo

Objetivo:

apreender as percepções de idosos, em cuidados paliativos, sobre o enfrentamento do envelhecer e adoecer.

Método:

estudo exploratório, descritivo, de natureza qualitativa. Participaram do estudo 11 idosos em cuidados paliativos, devido à doença oncológica. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, analisadas com auxílio do software ALCESTE.

Resultados:

a partir da análise de conteúdo, foram identificados dois eixos. O primeiro, Resistir para Sobreviver e Viver possui duas categorias: a primeira, envelhecer com integridade retrata a percepção positiva que os participantes possuíam do processo de envelhecimento e as estratégias de enfrentamento por eles utilizadas para lidar com o envelhecer e adoecer; a outra categoria, o desenvolvimento resiliente, faz menção às trajetórias de vida dos participantes e as adversidades do processo de desenvolvimento e envelhecimento. O segundo eixo, Resistir para Morrer bem, possui uma única categoria e faz referência às percepções dos idosos acerca do estresse relacionado ao adoecimento.

Conclusão:

os resultados evidenciam que as percepções sobre envelhecer e adoecer foram de resiliência, já que os participantes focaram em ganhos em vez das perdas. Neste contexto, utilizaram estratégias de enfrentamento resilientes: o suporte espiritual, a reestruturação cognitiva e a aceitação.

Palavras-Chave:
Envelhecimento; Oncologia; Cuidados Paliativos; Adaptação Psicológica; Resiliência Psicológica

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com