Resumo
Objetivo: Elaborar e validar um instrumento para admissão de idosos em Instituições de Longa Permanência.
Método: Trata-se de estudo metodológico, fragmentado em duas fases: elaboração do instrumento a partir de revisão de literatura de pesquisas publicadas em periódicos indexados na SciELO e nas bases de dados Medline, LILACS, IBECS, Embase e em livros relacionados à Gerontologia, definindo-se a dimensionalidade teórica por meio de informações relevantes para subsidiar um cuidado individualizado e integral ao idoso institucionalizado. A validação por nove especialistas do âmbito multidisciplinar caracterizou a segunda fase do estudo. Foram estabelecidos seis critérios para validar o constructo, para os quais os juízes indicaram uma opção: Adequado, Inadequado ou Necessita de adequação e, quando necessário, acrescentaram sugestões. A decisão pela manutenção, reformulação ou exclusão dos itens baseou-se no Percentual de Concordância (PC) entre os especialistas, para o qual adotou-se como valor de significância estatística a anuência acima de 80%.
Resultados: As evidências científicas embasaram a construção do instrumento constituído pelos domínios Anamnese e Exame Físico, segmentados em 10 e quatro seções, respectivamente. Metade das seções atingiu índice acima do proposto, sendo que quatro receberam escore máximo de concordância em todos os critérios.
Conclusão: O instrumento foi elaborado e mostrou-se consistente para sua aplicabilidade por diferentes profissionais da área, com o intuito de promover uma assistência geriátrica voltada à integralidade da saúde do paciente institucionalizado.
Palavras-chave: Levantamento de Dados; Enfermagem Geriátrica; Estudos de Validação; Idoso; Instituição de Longa Permanência para Idosos; Saúde do Idoso Institucionalizado