Acessibilidade / Reportar erro

Validade de um questionário para avaliação do apoio social informal para idosos: seção 1

Resumo

Objetivos:

construir e desenvolver a validação de conteúdo (VC) e de processo baseado em respostas (VPR) de um questionário para avaliação do apoio social informal para idosos.

Método:

trata-se de uma pesquisa descritiva, observacional, do tipo quantitativa. Teve execução entre janeiro e dezembro de 2016, no município de Natal, Rio Grande do Norte, e em outras localidades do Brasil. Os critérios de inclusão foram: experiência comprovada na área de apoio social (para especialistas) ou ter 60 anos ou mais e ter capacidade cognitiva preservada (para os idosos). Na etapa de VC, avaliou-se a relevância dos itens segundo Índice de Validade de Conteúdo (IVC) geral e por item e montagem de painel com as observações feitas pelos especialistas. Na etapa de VPR, avaliou-se o entendimento referente aos itens pelo público alvo.

Resultados:

na VC, obteve-se um total de 40 entrevistados. O IVC geral foi de 0,88 e apenas um item teve IVC considerado pobre. Na VPR, obteve-se um total de 41 entrevistados.

Conclusão:

o questionário demonstrou uma boa relevância dos itens propostos e as observações feitas pelos entrevistados permitiram uma aproximação da linguagem utilizada no instrumento à linguagem usada pelos idosos.

Palavras-chaves:
Apoio Social; Saúde do Idoso; Inquéritos e Questionários; Estudos de Validação

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com