Acessibilidade / Reportar erro

Percepções de pessoas idosas que cuidaram de outras pessoas idosas em tempos de pandemia da covid-19

Resumo

Objetivo

Identificar a percepção de pessoas idosas que cuidam de outras pessoas idosas sobre o cuidado oferecido, assim como as estratégias de enfrentamento de dificuldades nesse processo sob a ótica da Teoria de Coping no contexto da covid-19.

Método

Trata-se de um estudo fenomenológico, com pessoas idosas e participantes do Programa Universidade Aberta à Maturidade da Universidade Estadual da Paraíba, que também são cuidadoras de pessoas idosas. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário sociodemográfico e roteiro semiestruturado. Foram realizadas entrevistas por meio de videochamada e os dados foram avaliados pela Análise do Conteúd

Resultados

Participaram 17 idosos cuidadores com idades entre 60 e 79 anos. Foram elencadas três categorias temáticas: 1) Dificuldades enfrentadas no período da pandemia; 2) Estratégias de enfrentamento utilizadas na época da pandemia; 3) Necessidades de melhoria na execução da função de cuidador.

Conclusão

Houve evidência de aumento do estresse, presença de ansiedade e risco de sobrecarga. Nessas circunstâncias, desenvolveram estratégias de enfrentamento através da educação, uso de redes sociais e de busca por apoio.

Palavras-Chave:
Fenômenos Psicológicos; Adaptação Psicológica; Envelhecimento; Covid-19; Cuidadores

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com