1 |
Alves, 20121212 Alves LH de S, Boehs AE, Heidemann ITSB. Family health strategy professionals and users’ perception on health promotion groups. Texto e Context Enferm [Internet]. 2012 [acesso em 2023 mar 30];21(2):401–8. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/Jc7vRdKrPqkxJKG3RctDDzD/?lang=pt, |
Diálogo, horizontalidade, Autonomia, Respeito pelo educando, Problematização |
Círculos de cultura (CC) |
Foram realizados seis CC em duas unidades de saúde, com usuários e profissionais com duração de aproximadamente uma hora, sendo desvelados duas temáticas consideradas mais significativas: desconhecimento do que é grupo e metodologia utilizada no grupo. |
2 |
Baldissera, 20121717 Baldissera VDA, Bueno SMV, Hoga LAK. Aperfeiçoamento da sexualidade de mulheres idosas por meio da educação emancipatória. Health Care for Women International. 2012, 33 (10), 956-972., |
Diálogo, Autonomia Problematização |
Painel dialogado, dinâmica de opiniões, dinâmicas denominadas: O espelho e A foto |
Foram realizados diálogos e dinâmica de opiniões sobre a sexualidade, incentivando o diálogo, a reflexão, exposição de ideias e promover o respeito. Foi utilizada a dinâmica do espelho para promover o reconhecimento das próprias crenças e valores sobre sexualidade e uma foto para promover a valorização do autoconceito, autoestima, abordar o corpo envelhecido e promover discussão sobre a beleza. |
3 |
Camargo-Plazas, 20201818 Camargo-Plazas P, G. Costa I, Alvarado B, Duhn L, Tregunno D. Adapting Paulo Freire’s Participatory Education to Develop Self-Management Education Programs for Seniors With Diabetes. Can J Diabetes [Internet]. 2021 [acesso em 2023 mai 02]; 45(6):575–8. Disponível em:https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33308983/, |
Problematização Diálogo |
Círculos de cultura |
Foi proposto um programa de educação em autogerenciamento do diabetes para pessoas idosas diabéticas, com 3 fases dialéticas. Inicialmente é investigado a temática, posteriormente são identificados os temas relacionados aos problemas identificados e na terceira fase os participantes se envolvem em um processo de problematização. |
4 |
Gautério, 20131919 Gautério DP, Vidal DAS, Barlem JGT, Santos SS. Action by nurses to educate older adults: the family health strategy. Rev Enferm UERJ. 2013 [acesso em 2023 mai 04]; 21(2):824–8. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/12302/9581, |
Dialogicidade, respeito pelo educando e autonomia |
Ações coletivas na comunidade, atividades de grupo e a participação das redes sociais dos usuários |
Refletiu-se sobre as ações em saúde desenvolvidas por enfermeiros para que se constituam como uma estratégia eficaz, as quais devem ser direcionadas para a realidade cultural das pessoas idosas/educandos, trabalhando o problema a partir do pensamento coletivo, análise das crenças e valores sobre determinada situação. |
5 |
Mendonça et al, 20131313 Mendonça ET, Fernandes L, Aires A, Amaro MO, Moreira TR, Henriques BD, et al. A experiência de oficinas educativas com idosos:( Re) pensando práticas à luz do pensamento Freireano. Rev APS [Internet]. 2013 [acesso em 2023 mar 30];16(4):479–84. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/15199, |
Diálogo, Problematização, autonomia |
Oficinas |
Foi utilizado metodologias participativas e técnicas lúdicas, como: abordagens individuais e em grupos para conhecimento da realidade dos sujeitos acerca de como faziam uso das medicações prescritas; teatro; dinâmicas de integração e descontração; uso de material artesanal para confecção de caixas para armazenamento de medicações pelas pessoas idosas, possibilitando o desenvolvimento e estímulo da coordenação psicomotora. |
6 |
Moura e Silva, et al., 20192020 Moura E Silva ÁD, Barbosa ICFJ, Nery IS, Luz NSA, Fernandes AFC. Health education of elderly women’s breasts by circles of culture. Cult los Cuid [Internet]. 2019 [acesso em 2023 mai 04]; 23(53):330–9. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14198/cuid.2019.53.31 https://doi.org/10.14198/cuid.2019.53.31...
, |
Dialogo, Problematização, Escuta atenta, construção bilateral do conhecimento |
Círculos de cultura |
Foram realizados 4 CC. No primeiro foi realizado uma dinâmica de apresentação e discussão acerca do conceito de câncer instigando a geração de palavras. No segundo realizou-se um diálogo sobre os métodos de autocuidado com suas mamas a partir do autoexame, geração de ideias sobre a temática detecção precoce, no terceiro foi realizada leitura de uma história fictícia para instigar o raciocínio crítico e no quarto ocorreu uma dinâmica. |
7 |
Patrocinio e Pereira, 20131414 Patrocínio WP, Pereira B da P da C. Efeitos da educação em saúde sobre atitudes de idosos e sua contribuição para a educação gerontológica. Trab Educ e Saúde [Internet]. 2013 [acesso em 2023 mar 29]; 11(2):375-394. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/rKF9t3hYRSzqFgMtj9yvVnm/, |
Autonomia, Problematização, diálogo, reflexão crítica, conscientização, relações dialógicas entre educador e educando; o caráter transformador da educação |
Implantação de um programa de educação popular para pessoas idosas |
O programa foi realizado com um encontro semanal de cerca de 150 minutos, durante quatro meses. Foram escolhidas temáticas para serem organizadas pelo programa: memória, distúrbios do sono, atividade física, alimentação saudável, saúde bucal, emoções e sentimentos na velhice, uso de medicamentos, instruções sobre saúde, imagem positiva do envelhecimento, maus-tratos as pessoas idosas e atividades terapêuticas (lian gong, tai chi chuan, yoga, massagem e argila terapêutica). |
8 |
Portela, 19992121 Portella MR. Caring for healthy aging: building an educational process with rural women. Rev Bras Enferm [Internet]. 1999 [acesso em 2023 mai 04]; 52(3):355–64. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/9L3fDtgfpFGXpdbKhnR7k3L/?lang=pt, |
Diálogo reflexivo, a reflexão-ação conjunta, enfermeira e grupo, o respeito ao saber popular, |
Oficinas |
Os encontros ocorriam quinzenalmente, com uma hora e meia de duração. Ocorreu em quatro etapas: a primeira conheceu o grupo por meio de levantamento de dados; a segunda identificou as práticas culturais de saúde gerando o diagnóstico da situação; a terceira construiu com o grupo novas práticas culturais de saúde, e a última foi analisado o processo de mudança das práticas culturais de saúde. |
9 |
Tavares e Rodrigues, 20022222 Tavares DM dos S, Rodrigues RAP. Educação conscientizadora do idoso diabético: uma proposta de intervenção do enfermeiro. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2002 [acesso em 2023 mai 04]; 36(1):88–96. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/pvGc5qBfkr8V9hspXmmKykj/abstract/?lang=pt, |
Autonomia, diálogo, participação, criticidade, respeitar suas crenças, seus sentimentos e sua cultura |
Exposição dialogada relacionada ao tema, discussões e estratégias de interação em grupo, fornecimento de cartilha, entre outros |
A partir das entrevistas com as pessoas idosas, emergiram 4 temáticas: Diabetes mellitus tipo 2, Atenção nos serviços de saúde, Doenças Associadas, A pessoa idosa diabética. Para cada temática foram traçados objetivos gerais e específico, definido o conteúdo programático a ser abordado e as estratégias de ensino para serem seguidas. |
10 |
Alencar et al, 20081515 Alencar MDSS, Barros FDO, Resende Gonçalves De Carvalho CM. Os aportes sócio-políticos da educação nutricional na perspectiva de um envelhecimento saudável. Rev Nutr [Internet]. 2008 [acesso em 2023 mai 02]; 21(4):369–381. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rn/a/kn3HWwdjtjBnznWdh3Ly5Xk/abstract/?lang=pt, |
Educação Crítica, com ênfase na concepção pedagógica problematizadora de Paulo Freire no que tange aos aspectos de conscientização, libertação, transformação dos sujeitos e humanização |
Foram realizadas oficinas e utilizou-se de materiais educativos |
Foram ministradas aulas durante 31 encontros, de 2h. As atividades programáticas foram desenvolvidas utilizando-se as seguintes técnicas de ensino: pontos de reflexão e debate; comunicação oral; relato de experiências; trabalhos em grupo; dinâmicas de grupo; atividades práticas; leituras de pequenos textos, reportagens de revistas e jornais, além de técnicas de relaxamento utilizando a música. |
11 |
Olympio, 20151616 Olympio PCAP. Gerontotecnologia na enfermagem: o emprego de jogos na educação em saúde com idosos sobre envelhecimento ativo e saudável. / Paula Cristina de Andrade pires Olympio. –Rio de Janeiro: UFRJ/EEAN, 2015., |
Diálogo, Problematização |
Foram recriados quatro jogos: tabuleiro, memória, quebra-cabeça e bingo. |
Os dados foram produzidos através de entrevistas individuais, discussão em grupo e observação participante. As fases de desenvolvimento da pesquisa foram: sensibilização das pessoas idosas quanto ao estudo, entrevistas individuais, encontros com os grupos de convergência para discussão e implementação da gerontotecnologia e avaliação sobre todo o processo. |
12 |
Olympio e Alvim, 20182424 Olympio PC de AP, Alvim NAT. Board games: gerotechnology in nursing care practice. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018 [acesso em 2023 mai 04]; 71 2:818–26. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/D6WJPNcXg4K8DLXBYHrS6Cz/?lang=pt, |
Diálogo, problematização. |
Jogo de tabuleiro |
O estudo foi dividido em 3 etapas e o jogo de tabuleiro foi apresentado aos idosos no terceiro encontro com cada grupo, o jogo contem seis peças representando as pessoas idosas; vinte e uma cartas coordenando a dinâmica entre os participantes e um tabuleiro com as regras do jogo. |
13 |
Souza et al, 20212323 Souza JB, Heidemann ITSB, Massaroli A, Geremia DS. Health promotion in coping with COVID-19: a Virtual Culture Circle experience. Rev Bras Enferm. 2021;74., |
Amorosidade, dialogicidade, escuta atenta, horizontalidade |
Círculo de Cultura Virtual (CCV) |
O CCV foi realizado durante o período de quarentena, as etapas do Itinerário de Pesquisa foram realizadas por meio da analogia com a construção de uma casa, que depende de todas as suas estruturas para manter-se edificada. Foi organizado um quebra-cabeça para realizar a construção da casa, com vistas a tornar a discussão acerca do enfrentamento da covid-19 mais interativa e dialógica. |
14 |
Diogo et al, 20052525 Diogo MJDE, Ceolim MF, Cintra FA. Teaching program for elderly women who care for elderly relatives in their home: report of experience. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2005 [acesso em 2023 mai 05]; 39(1):97–102. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/WwPQLpRzgy6SYHBTnPhPHJP/, |
A ação educativa fundamentou-se nas experiências vividas pelos sujeitos, além da autonomia e problematização |
Programa de orientação para familiares de idosos fragilizados |
Elaborou-se o "Programa de orientação para familiares de pessoas idosas fragilizadas", que forneceu subsídios a familiares desse público para a realização do cuidado no domicílio. Foi abordado diversas temáticas conforme a necessidade do grupo, utilizando de recursos audiovisuais e estratégias, como: a problematização e a vivência das pessoas idosas, o desenho livre, a exposição oral e atividades práticas. |
15 |
Moura et al, 20102626 Moura MAV, Domingos AM, Rassy ME de C. A qualidade na atenção à saúde da mulher idosa: um relato de experiência. Esc Anna Nery [Internet]. 2010 [acesso em 2023 mai 04]; 14(4):848–55. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/S3Brx55Bx66QJPWPrK8S4Bm/,. |
Foi elaborada e desenvolvida à luz da Pedagogia Problematizadora de Paulo Freire. |
Oficinas |
Foram criados vários grupos de trabalho decorrentes da necessidade das demandas apresentadas como oficinas de alfabetização, grupo de atividade auto expressiva, ciclo de debates, grupo informativo e reflexivo, oficina de memória e criatividade, grupo vivenciando a dança, oficinas de artesanato, entre outros. |
16 |
Pereira et al, 20212727 Pereira DDA, Todaro MDÁ, Cachioni M. Educação permanente e o círculo de cultura freireano: diálogos com idosos. Ideação [Internet]. 2021 [acesso em 2023 mai 05]; 24;23(2):46–64. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/26624, |
Diálogo Problematização Autonomia |
Oficinas e círculo de cultura |
As oficinas aconteceram por meio de CC e comparou as habilidades neuropsicológicas dos participantes idosos ao iniciar e concluir a oficina. As práticas de educação permanente dirigidas ao público de pessoas idosas escolarizadas, em uma perspectiva freireana de CC, contribuiu para a melhoria de desempenho das funções neuropsicológicas e dos tempos de respostas aos desafios diários. |