Acessibilidade / Reportar erro

Fatores sociodemográficos e clínico-funcionais em idosos com diabetes mellitus tipo 2 pré-frágeis e frágeis relacionados ao baixo nível de atividade física

Resumo

Objetivo:

determinar os fatores sociodemográficos e clínico-funcionais relacionados com o baixo nível de atividade física (BNAF) em idosos com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) pré-frágeis e frágeis.

Método:

trata-se de estudo observacional, analítico, de caráter transversal. A amostra foi composta por idosos com idade igual ou superior a 60 anos e com diagnóstico clínico de DM2 atendidos no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Foram avaliados dados sociodemográficos e clínico-funcionais com os seguintes instrumentos: Timed Up and Go (TUG), Mini Exame do Estado Mental (MEEM), Geriatric Depression Scale (GDS) de 15 itens, Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) e fenótipo de fragilidade. Foram utilizados os testes de Qui-quadrado e Mann Whitney para análise dos dados.

Resultados:

a amostra do estudo foi composta por 113 indivíduos classificados como pré-frágeis (52,2%) e frágeis (47,8%). O BNAF foi verificado em 79,6% da amostra. As variáveis que apresentaram diferença estatística significante com o BNAF foram: anos de escolaridade (p=0,02), participação social (p=0,005), insulinoterapia (p=0,02), dor em membros inferiores (p=0,03) e sintomas depressivos (p=0,04). Também, foram encontradas diferenças significantes entre o BNAF e idade (p=0,04) e anos de escolaridade (p=0,05).

Conclusões:

O BNAF está associado a alguns fatores sociodemográficos e clínico-funcionais, sendo alguns destes modificáveis e, identificá-los é relevante para elaboração de intervenções em saúde adequadas para prevenção e tratamento tanto do DM2 quanto da Síndrome da Fragilidade (SF).

Palavras-chave:
Saúde do Idoso; Diabetes Mellitus Tipo 2; Fragilidade

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com