Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre insuficiência cardíaca e consumo de alimentos ultraprocessados em idosos: um estudo transversal

Resumo

Objetivo

Estimar a prevalência de insuficiência cardíaca (IC) e explorar sua possível associação com o consumo de alimentos ultraprocessados (AUP) em idosos.

Método

Este estudo transversal utilizou prontuários médicos de 1.322 idosos (55% mulheres; idade média de 70,4 anos) tratados na atenção primária à saúde no estado de Roraima, Brasil. Um cardiologista diagnosticou a IC com base em testes diagnósticos como ecocardiografia, avaliação clínica e análise do histórico médico. Nutricionistas avaliaram o consumo de AUP utilizando um formulário nacional comumente utilizado nas unidades de saúde primária brasileiras.

Resultados

Os achados revelaram que 15,4% dos idosos tinham IC. Observaram-se associações significativas entre grupos de AUP e IC, com a probabilidade de IC variando de OR=1,97 (IC 95% =1,36–2,84) para o consumo de hambúrgueres e/ou salsichas a OR=2,59 (IC 95% =1,73–3,74) para o consumo de biscoitos, doces e guloseimas.

Conclusão

O consumo de AUP foi associado a uma alta prevalência de IC nessa amostra de idosos brasileiros. Formuladores de políticas e profissionais de saúde diretamente envolvidos com essa população devem colaborar em ações direcionadas e orientações para reduzir o consumo de AUP e aumentar a ingestão de alimentos não processados.

Palavras-Chave:
Alimentação; Doenças Cardíacas; Envelhecimento; Fatores de Risco; Prevalência

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com