Acessibilidade / Reportar erro

A prática do cuidado em instituições de longa permanência para idosos: desafio na formação dos profissionais

Resumo

Objetivo:

Analisar como o cuidado é realizado, compreender as contribuições das experiências anteriores para a prática profissional em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), reconhecer os desafios e proposições para a formação profissional e para a realização do cuidado na ILPI.

Método:

Pesquisa de abordagem qualitativa exploratória, realizada em duas etapas com 33 profissionais e gestores de uma instituição de longa permanência de um município do interior paulista. A análise foi realizada por meio da utilização do Discurso do Sujeito Coletivo e Análise de Conteúdo na Modalidade Temática (primeira e segunda etapa, respectivamente).

Resultados:

Foi possível identificar que, na visão dos profissionais e gestores, a qualidade do cuidado está atrelada ao atendimento das necessidades básicas e que a formação dos profissionais não tem contemplado as especificidades do cuidado gerontológico. Assim, reproduzem um processo de trabalho fragmentado e mecânico.

Conclusão:

Os resultados evidenciam a necessidade de revisitar os cursos da área da saúde no intuito de compreender suas abordagens sobre a formação para o cuidado à pessoa idosa.

Palavras Chave:
Instituição de Longa Permanência para Idosos; Assistência Integral à Saúde; Envelhecimento; Ensino; Saúde do Idoso

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com