Acessibilidade / Reportar erro

A tessitura da resiliência em idosos, a reinvenção de si “apesar de”

Resumo

Objetivo:

Buscar uma compreensão, a partir da visão de idosos em processo de fragilização, sobre como tecem sua resiliência.

Método:

Foram entrevistados 13 idosos (69 a 86 anos), selecionados aleatoriamente entre idosos classificados como robustos ou pré-frágeis em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, na Rede FIBRA. A coleta e a análise dos dados foram fundamentadas no modelo de “Signos, significados e ações”.

Resultados:

a) Construção de vínculos - a relação saudável com os cônjuges, filhos, netos e bisnetos traz sentido à vida, sustenta e se torna um organizador; b) reinvenção de si mesmo - ao sofrer um trauma, uma parte da pessoa busca caminhos que possam dar sentido à vida, mesmo se persistem as memórias sofridas; c) a religiosidade - católica, evangélica ou espírita - fortalece para trabalhar na solução de problemas e aceitar o imutável: valorizam-se curas, proteções, milagres e a comunidade religiosa como espaço de pertença.

Conclusão:

Os idosos constroem resiliência na sua ligação com as pessoas próximas, na busca de soluções, e na experiência religiosa.

Palavras-chave:
Saúde do Idoso; Resiliência Psicológica; Idoso Fragilizado.

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com