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Impacto da estimulação cognitiva sobre depressão, ansiedade, cognição e capacidade funcional em adultos e idosos de uma universidade aberta da terceira idade

Resumo

Objetivos:

o estudo avaliou a efetividade de uma oficina Gerontológica de Estimulação Cognitiva (EC) no desempenho cognitivo, funcional e nos sintomas de humor de senescentes participantes de uma Universidade Aberta à Terceira Idade.

Método:

Trata-se de ensaio clínico aberto controlado com lista de espera no qual participaram 15 pessoas no grupo intervenção e 16 no grupo controle. No início e no final do estudo (sexto mês), aplicou-se: Span de Dígitos; ACE-R; Inventário de Ansiedade e de Depressão de Beck e Medida da Independência Funcional (MIF).

Resultados:

No grupo intervenção, houve melhora para as variáveis avaliadas, e o domínio visuoespacial (p=0,022), os sintomas de depressão (p=0,048) e de ansiedade (p=0,002) apresentaram diferença significativa. No grupo controle os sintomas de depressão e de ansiedade obtiveram piora.

Conclusão:

Os resultados sugerem que o programa de EC tem efeito benéfico sobre os sintomas de humor de adultos e idosos frequentadores de uma Universidade Aberta à Terceira Idade.

Palavras-chave:
Idosos; Cognição; Depressão; Ansiedade

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