Acessibilidade / Reportar erro

Pessoa idosa, mercado de trabalho, idadismo e a saúde do trabalhador: revisão de escopo

Resumo

Objetivo

Caracterizar o conhecimento que relacione a velhice, trabalho, idadismo e ações na saúde do trabalhador a partir de uma revisão de escopo.

Método

Baseado em uma pergunta norteadora e critérios de busca foi realizada uma seleção de artigos entre abril a junho de 2023 nas bases Scientific Eletrônico Library Online (SCIELO), Web of Science, Scopus, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e PUBMED. No total de 1.745 produções encontradas, 26 artigos corresponderam aos critérios de elegibilidade, sendo estes publicados nos últimos 10 anos.

Resultados

Da análise, resultaram duas categorias a serem discutidas: impactos do idadismo na saúde do trabalhador e ações para a saúde da pessoa idosa nos ambientes de trabalho. As principais medidas encontradas para a redução do idadismo nos ambientes de trabalho incluem a presença de uma equipe de saúde nos ambientes de trabalho que levam ao adoecimento e incentivo à educação em gerontologia para os trabalhadores.

Conclusão

Observou-se a incipiência de estudos sobre a velhice do trabalhador, o reconhecimento acerca das doenças mais frequentes entre pessoas idosas que trabalham e as profissões em que elas se encontram mais vulneráveis ao idadismo. Novas investigações poderão dar subsídios para que sejam promovidas políticas com atenção a pessoa idosa que trabalha e o desenvolvimento de uma cultura organizacional geracional.

Palavras-Chave:
Envelhecimento; Pessoa Idosa; Mercado de Trabalho; Idadismo; Políticas Públicas

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com