Acessibilidade / Reportar erro

Estresse e estratégias de enfrentamento de cuidadores de pessoas idosas com Doença de Alzheimer

Resumo

Objetivo

Comparar os sintomas de estresse e as estratégias de enfrentamento de cuidadores de pessoas idosas com Doença de Alzheimer em razão das variáveis sociodemográficas, de saúde e de atuação profissional.

Método

Pesquisa transversal realizada com 126 cuidadores de pessoas idosas com Doença de Alzheimer. Foi utilizado um questionário para avaliação do perfil sociodemográfico e de saúde do cuidador, a Escala de Estresse Percebido e Escala de Modos de Enfrentamento de Problemas. A análise de dados foi realizada pelos testes t de Student independente, Anova One-way e Post-Hoc de Tukey (p<0,05).

Resultados

As mulheres utilizam mais a estratégia de enfrentamento de busca de suporte social (p=0,013). Os cuidadores que cuidam de mais de uma pessoa idosa utilizam mais a estratégia de enfrentamento focada no problema (p=0,020). Cuidadores que realizam cuidado formal apresentaram maior estresse (p=0,015) e utilizam menos a estratégia focada no problema (p=0,020).

Conclusão

O perfil sociodemográfico, de saúde e atuação profissional são fatores intervenientes nas estratégias de enfrentamento de estresse de cuidadores de pessoas idosas com Doença de Alzheimer.

Palavras-Chave:
Cuidadores; Idosos; Enfrentamento; Demência

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com