Acessibilidade / Reportar erro

Influência do índice de massa corporal e da idade na função pulmonar de mulheres obesas

Resumo

Introdução:

A obesidade e o envelhecimento podem promover alterações na função pulmonar.

Objetivo:

avaliar se a massa corporal, o índice de massa corporal (IMC) e a idade têm influência sobre a capacidade vital (CV) e o volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) em mulheres.

Métodos:

Participaram do estudo 81 mulheres, com idade entre 30 e 75 anos, obesas e obesas mórbidas, não fumantes, sedentárias e sem alterações pulmonares crônicas. Foram realizadas anamnese, avaliação antropométrica e espirométrica. A análise estatística dos dados foi realizada através dos testes de correlação de Pearson e Spearman, adotando um nível de significância de 5%.

Resultados:

Pode-se observar que a idade apresentou correlações significativas e negativas com a CV e seus componentes: volume de reserva inspiratório (VRI), volume de reserva expiratório (VRE) e volume corrente (VC) e também com o VEF1. Houve correlação significativa e positiva da massa corporal com a CV e com o VRI, e correlação significativa e negativa entre o IMC e o VRE.

Conclusão:

Com o passar dos anos ocorre declínio da função pulmonar. A massa corporal parece exercer maior influência no VRI, ao passo que com o aumento do IMC ocorre declínio do VRE.

Palavras- chave:
Envelhecimento; Obesidade; Espirometria; Fisioterapia

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com