Resumo
Objetivo
: Desvelar as percepções das crianças acerca da identidade social da pessoa idosa.
Métodos
: Pesquisa qualitativa e exploratória-descritiva, desenvolvida com 17 crianças matriculadas no 4º ano do ensino fundamental de uma instituição educacional privada, localizada na região Sul do Brasil. Para coleta dos dados utilizou-se entrevista individual semiestruturada, aliada à elucidação gráfica e contação de história, gravadas em áudio, transcritas na íntegra e analisadas por análise lexical utilizando o software IRaMuTeQ®, a partir da Classificação Hierárquica Descendente. Utilizou-se como referencial analítico o de Identidade Social proposto por Berger e Luckmann.
Resultados
: Emergiram seis classes que permitiram desvelar que as crianças atribuem às pessoas idosas dependência, sendo o envelhecimento reduzido a uma fase de fragilidades e limitações, porém oportuno para o lazer. As condições de saúde das pessoas idosas foram relacionadas aos desgastes naturais do envelhecimento e também resultados de escolhas pregressas, a partir de hábitos saudáveis perpetuados ao longo da vida.
Conclusão
: A identidade social da pessoa idosa na percepção de crianças está atrelada à senescência e senilidade que alteram o cotidiano de forma adaptável porém natural.
Palavras-chave:
Saúde do Idoso; Envelhecimento; Criança; Percepção Social