Acessibilidade / Reportar erro

Alcance do programa “VAMOS” na atenção básica - barreiras e facilitadores organizacionais

Resumo

Objetivo

: Investigar as barreiras e os facilitadores organizacionais para o alcance do programa Vida Ativa Melhorando a Saúde (VAMOS) implementado em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Santa Catarina, Brasil.

Método

: Trata-se de um estudo experimental, embasado na ferramenta RE-AIM (http://www.re-aim.org/). As barreiras e facilitadores foram identificados por meio de grupo focal, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo.

Resultados

: Em relação ao alcance, dos 297 usuários da Atenção Básica à Saúde (ABS) considerados elegíveis nas duas UBS, participaram 51 idosos obtendo-se uma taxa de 17,2%. Como barreira destacou-se a falta de apoio das equipes de saúde e como facilitador a recomendação do programa pelos profissionais de saúde.

Conclusão

: O programa VAMOS apresenta potencial para ser incorporado como política pública no processo de cuidado e promoção da saúde na ABS. O programa consiste numa estratégia inédita no Brasil, voltada para a mudança de comportamento, utilizando um sistema sustentável, UBS, que apresentou considerável alcance populacional.

Palavras-chave:
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Estilo de Vida Saudável; Saúde do Idoso

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com