Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados à qualidade de vida de idosos que cuidam de outros idosos

Resumo

Objetivo:

Avaliar a associação entre a vulnerabilidade por ser idoso e ser cuidador e a qualidade de vida avaliada pelos fatores do Control, Autonomy, Self-realization and Pleasure (CASP-19).

Método:

Participaram deste estudo descritivo transversal, 148 idosos cuidadores selecionados por conveniência em serviços de saúde públicos e privados brasileiros - amostra do estudo “Bem-estar psicológico de idosos que cuidam de outros idosos no contexto da família”. Para este estudo, foram selecionadas as variáveis condições de saúde do cuidador, demanda de cuidados, percepção de sobrecarga, avaliação subjetiva da saúde e qualidade de vida. Foram realizadas análises descritivas, testes qui-quadrado, exato de Fisher, Kruskal-Wallis e análises de regressão logística hierárquica multivariada, com critério Stepwise de seleção de variáveis.

Resultados:

Nas análises multivariadas hierárquicas, verificou-se que o número de sintomas e sobrecarga total foi significativamente associado à pior qualidade de vida. Os idosos com maior risco de pior qualidade de vida apresentavam três ou mais sintomas e sobrecarga alta. As variáveis número de doenças, sobrecarga e avaliação subjetiva da saúde comparada com passado foram significativamente associadas à pior qualidade de vida.

Conclusão:

Pode-se concluir que, para o cuidador idoso, aspectos de saúde física (sinais e sintomas, doenças crônicas e percepção de piora da saúde) aliados à sobrecarga são os aspectos que mais influenciam a qualidade de vida desse tipo de cuidador.

Palavras-chave:
Cuidadores; Idoso; Qualidade de Vida; Vulnerabilidade em Saúde

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com