Resumo
Objetivo
Avaliar o conteúdo midiático produzido acerca da vacinação contra a covid-19 direcionada à pessoa idosa no Brasil.
Método
Trata-se de uma pesquisa documental a partir da análise de 19 matérias veiculadas pelos jornais Estadão, Folha de S. Paulo, O Globo e GAÚCHAZH, publicadas entre dezembro de 2020 e setembro de 2021. Os dados foram submetidos ao software Iramuteq, analisados pela Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e interpretados por Análise de Conteúdo.
Resultados
O corpus originou cinco classes temáticas. Nestas, verifica-se a difusão das informações sobre a vacinação contra a covid-19 para idosos como uma medida necessária à saúde dessa população, o que justifica a intensa veiculação de notícias acerca da campanha vacinal. As matérias evidenciaram a organização das políticas de imunização, bem como os benefícios da mesma para o referido público, sobretudo àqueles que se encontravam institucionalizados. Além disso, a vacina emergiu como protagonista na luta para conter a disseminação do coronavírus, aumentando a proteção dos residentes das instituições de longa permanência para idosos e, inegavelmente, diminuindo a mortalidade dos mais velhos.
Conclusão
Os achados salientam a indispensabilidade de fomentar políticas para promoção da saúde pelos meios de comunicação mais diversos, permitindo o acesso a informações em saúde por todos os públicos e reforçando a urgência de práticas coletivas de cuidado ofertadas às pessoas idosas, incluindo àquelas residentes em instituições.
Palavras-Chave:
Covid-19; Idoso; Mídias Jornalísticas; Vacina; Promoção da saúde; Instituição de Longa Permanência para Idosos