OBJETIVO: Analisar as evidências científicas publicadas relacionadas à acessibilidade de pessoas idosas aos serviços de saúde bucal.
METODOLOGIA: Utilizaram-se as bases de dados MEDLINE, LILACS e BBO, empregando como descritores: "idoso", "saúde bucal" e "acesso aos serviços de saúde". A busca ocorreu de forma online em pares, incluindo artigos originais na língua portuguesa, inglesa ou espanhola abordando o tema proposto, publicados no período de janeiro de 2005 a novembro de 2012.
RESULTADOS: Mostram estudos em diversos países, os quais referem que a fonte regular de cuidados odontológicos é identificada como fator facilitador para a utilização recente dos serviços. Portanto, apontam a necessidade de ampliar o acesso da população idosa a ações e serviços de saúde bucal, associados principalmente a questões socioeconômicas e culturais.
CONCLUSÃO: É fundamental garantir o acesso e motivar a procura pelo serviço entre idosos, esclarecendo à população a necessidade e a importância do uso de serviços odontológicos.
Idoso; Saúde Bucal; Acesso aos Serviços de Saúde