Acessibilidade / Reportar erro

Acupuntura, especialidade multidisciplinar: uma opção nos serviços públicos aplicada aos idosos

Acupuncture, multidisciplinary specialty: an option in public services designed for the elderly

Resumo

Tendo em vista a indicação de modalidades multidisciplinares como forma eficaz de atendimento e o aumento da utilização da acupuntura nos serviços de saúde no Brasil, o presente estudo teve como objetivo contribuir para o conhecimento da acupuntura e ampliação do seu uso na rede pública. Utilizou-se o método de revisão de literatura, realizando-se uma coleta de dados nos prontuários dos pacientes atendidos pelos acupunturistas de formação multidisciplinar do Instituto Municipal de Medicina Física Oscar Clark, no Rio de Janeiro, a fim de que a prática profissional pudesse contribuir para o melhor desenvolvimento do mesmo.

Resultados

a idade se concentrou entre 60 e 80 anos (61%); a maior freqüência entre as doenças ou queixas encaminhadas coube às algias (39%); quanto à melhora com o tratamento ministrado, o maior índice indicou melhora de 26 a 50%.

Conclusão

a acupuntura oferece um bom resultado, inclusive no caso de doenças crônicas e nos idosos.

Aconselha-se manter a base filosófica científica dos orientais, exercendo-se a acupuntura de forma multidisciplinar e livre de disputas por monopólio como garantia de sua qualidade. Recomenda-se, ainda, sua ampliação nos demais serviços públicos e nas ações públicas multidisciplinares como opção eficaz, natural e de baixo custo.

acupuntura; doença crônica; idoso; saúde pública

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com