Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados à resiliência de cuidador familiar de pessoa com demência: revisão sistemática

Resumo

Introdução:

Resiliência é a capacidade de indivíduos ou grupos de superarem adversidades sem apresentarem transtornos físicos ou mentais, ou até tornarem-se melhores frente a condições desfavoráveis. Têm ocorrido alguns estudos sobre resiliência, procurando identificar as condições sob as quais as pessoas em situação de privação ou adversidade obtêm êxito na superação.

Objetivo:

Este artigo buscou identificar possíveis fatores associados ao desenvolvimento da resiliência em cuidador familiar de pessoa com demência e os desfechos da resiliência para o cuidador e o receptor de cuidados.

Método:

o estudo consiste em revisão sistemática da literatura conduzida conforme a metodologia PRISMA, com buscas nas bases Lilacs, PsycInfo, PubMed, Scielo, SCOPUS e Web of Science, com descritores pré-estabelecidos.

Resultados:

após a síntese dos dados extraídos e das considerações da presente revisão, tornou-se possível identificar possíveis fatores associados ao desenvolvimento da resiliência em cuidadores familiares de pessoas com demência: depressão, ansiedade, sobrecarga, uso de medicamentos, grau de parentesco com o receptor de cuidados e condições de saúde estão associados à resiliência de cuidadores familiares.

Conclusão:

verificou-se na literatura, que o desenvolvimento de resiliência por cuidadores familiares de pessoas com doença de Alzheimer é influenciado por fatores relacionados ao paciente e ao próprio cuidador.

Palavras-chave:
Resiliência psicológica; Cuidadores; Família; Demência; Doença de Alzheimer

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com