Acessibilidade / Reportar erro

Diferenças no perfil de pessoas idosas institucionalizadas, em lista de espera e que não desejam institucionalização

Objetivo

Identificar as características demográficas, socioambientais, econômicas, funcionais, de saúde e hábitos de vida das pessoas idosas quanto ao nível de institucionalização.

Método

Estudo observacional transversal, realizado com residentes em instituições de longa permanência para idosos (grupo residente) em João Pessoa-PB, em lista de espera para institucionalização (grupo espera) e que não demonstraram interesse na institucionalização (grupo não espera). Foram entrevistados 50 componentes por grupo, pareados por sexo, idade e escolaridade.

Resultados

O grupo não espera apresentou maior proporção de casados (p<0,0001), número de filhos (p=0,0068), residência própria (p=0,0060) e menor dificuldade em sair de casa, desenvolvendo maior frequência de atividades. O grupo espera apresentou maior proporção de componentes residindo sozinhos (p=0,0089), menor frequência e maiores dificuldades para sair de casa. Não existiu diferença significativa na capacidade funcional entre os três grupos (p=0,2019).

Conclusão

Houve diferenças entre os três grupos, com o grupo espera mantendo características mais aproximadas ao do grupo residente. As pessoas idosas em lista de espera representam um grupo social negligenciado na ótica das pesquisas, assim como na das políticas públicas.

Envelhecimento; Idoso; Família; Instituição de Longa Permanência para Idosos; Listas de Espera


Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com