Acessibilidade / Reportar erro

Mediação de conflito: soluções propostas em atendimento a casos de violência contra a pessoa idosa

Resumo

Objetivo

Descrever os motivos da violência contra pessoas idosas e as soluções propostas na mediação de conflito em um ambulatório especializado em geriatria e gerontologia do Distrito Federal, Brasil, entre os anos de 2008 a 2018.

Método

Estudo retrospectivo, documental, descritivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido através da análise de informações obtidas em livros-ata da unidade, com registro de reuniões de mediação de conflito de casos de violência contra a pessoa idosa. A coleta abrangeu os motivos de violência contra a pessoa idosa e as soluções propostas na mediação de conflitos. Resultado: Foram analisados 111 casos. Os principais motivos da violência foram: sobrecarga do cuidador principal (77,4%); filhos acharem que os pais idosos eram capazes de se cuidarem sozinhos (27%); ressentimento dos filhos para com o idoso (24,3%); e desconhecimento da doença do idoso (14,4%). As principais soluções propostas foram: acompanhamento regular com médico (82,8%), assistente social e/ou psicólogo (58,5%); comprometimento de todos os filhos com a divisão dos cuidados e despesas dos pais idosos (52,2%); introdução da pessoa idosa em atividades sociais da comunidade (27%); e contratação de um cuidador formal (24,3%).

Conclusão

A sobrecarga do cuidador foi o principal motivo de conflito encontrado e as propostas apontadas se relacionavam a maior necessidade de cuidados em saúde com a pessoa idosa e seu cuidador, acerca disto, percebeu se a importância da disponibilidade de uma equipe multidisciplinar frente as situações de violência. A mediação de conflito permitiu o estabelecimento de estratégias reais e direcionadas para alcance de resultados frente aos casos de violência.

Palavras-Chave:
Maus tratos ao idoso; Violência; Negociação; Cuidadores

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com