A1/ Pesquisa Convergente Assistencial |
-Concepção (visitas técnicas no local de pesquisa, definição do problema e objetivo de pesquisa, revisão de literatura para síntese do conhecimento em relação ao tema) -Instrumentação (delimitação/ detalhamento do espaço físico da pesquisa escolha dos participantes e dos instrumentos de coletas de dados) - Perscrutação e análise (entrada dos pesquisadores na realidade da prática. Foram utilizadas entrevista semiestruturada e conversação, observação assistemática participante e análise dos prontuários). |
Não |
10 pessoas idosas em hemodiálise. |
Análise: guiada pela apreensão, síntese, teorização e transferência. Utilizou-se instrumento avaliativo junto aos idosos, com perguntas voltadas para os sentimentos dos pacientes antes e depois da aplicação do jogo, para o aprendizado recorrido e experiência |
A2/ Pesquisa Convergente Assistencial |
Baseado na Teoria do Autocuidado de Orem Construída por meio do diálogo com os sujeitos do cuidado e autocuidado: a pessoa idosa hospitalizado, a família acompanhante (futura cuidadora pós-alta) e a enfermeira, em uma unidade de internação. |
Não |
Não especifica número de pessoas idosas participantes |
A avaliação permeia toda a ação socioeducativa e ocorre coletivamente no espaço grupal. Ao término do encontro os participantes se manifestam com as suas apreciações, sugestões e elaborações (“pensares”) face a experiência grupal vivenciada. |
A3/ Relato de experiência |
Construção baseada no cotidiano profissional das próprias autoras. |
Não |
Não |
Não validada pelos autores. |
A4/ Qualitativa |
Entrevistas semiestruturadas com pessoas idosas estomizadas cadastradas no Serviço de Estomaterapia (nessa etapa participaram 04 pessoas idosas, escolhidos por serem falantes, lúcidos e por estarem em bom estado de saúde). Os dados foram organizados por temáticas e foi realizada consulta a referências científicas para auxílio à construção do material. |
1 enfermeira atuante há mais de 16 anos no serviço de estomaterapia |
4 pessoas idosas participantes da etapa de construção e 45 cadastrados no serviço de estomaterapia |
Problematizado item a item com cada participante e após quinze dias os mesmos foram consultados sobre sugestões de alterações no texto e imagens. |
A5/ Pesquisa ação |
Estabelecidas 04 fases: Diagnóstico situacional (entrevista semiestruturada para identificação da demanda de informações) Planejamento (desenvolvimento da tecnologia educacional norteada pela literatura pertinente) Ação (realização da intervenção educativa com a aplicação do banner e boneco de pano construídos para orientação dos cuidados com a fístula) Avaliação (realizada após um mês da atividade educativa) |
Não |
13 pessoas idosas em hemodiálise |
Entrevista semiestruturada sobre o conhecimento apreendido pelos idosos com doença renal crônica acerca dos cuidados orientados pelos pesquisadores. Análise por categoria temática. |
A6/ Pesquisa Convergente Assistencial |
Avaliação diagnóstica de condições de vida e saúde das pessoas idosas (aplicação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e do APGAR de Família de Smilkstein) com 30 participantes. Planejamento estratégico educacional da TCE, aplicado a idosos selecionados por conveniência, participantes da amostra inicial (Dentre os 30 da amostra inicial, formou-se um grupo de 13 que atendiam ao critério de inclusão de comparecer aos sete encontros semanais por dois meses). |
Não |
13 pessoas idosas |
A avaliação baseou-se na observação observou-se do empoderamento para o autocuidado, em sinais emitidos nas falas: a tomada de consciência quanto às questões da velhice, mudanças na prática de cuidado relativo ao enfrentamento das intercorrências de saúde no transcurso do envelhecimento. |
A7/ Quanti-qualitativa |
Os tópicos incluídos nos módulos foram selecionados em colaboração com farmacêuticos por meio de perguntas frequentes feitas por pacientes idosos em enfermarias de hospitais ou em farmácias. |
5 especialistas (farmácia, e-learning, web design, informática em saúde e informática medicamentosa). Representantes de 2 associações de pensionistas |
Avaliação inicial - 4 pessoas idosas Avaliação final - 16 pessoas idosas |
Inicialmente, um protótipo foi desenvolvido, avaliado e validado por um pequeno grupo de teste. A versão revisada do protótipo foi então avaliada por um grupo de idosos com questionário sobre conteúdo, layout e nível de conhecimento dos módulos. Foi utilizada uma escala de classificação do tipo Likert. Os resultados dos questionários foram analisados quantitativamente por meio de análise de frequência em escala ordinal. As questões abertas foram analisadas por meio de análise de conteúdo qualitativa. |
A8/ Pesquisa metodológica |
O estudo trata apenas da validação da gerontecnologia. |
11 especialistas (5 enfermeiros, 3 médicos, fisioterapeuta, pedagogo e designer gráfico) |
4 pessoas idosas submetidas à neurocirurgia 4 familiares |
Aplicou-se um questionário do tipo Likert. Utilizou-se a estatística descritiva para a obtenção do índice de validade de conteúdo e índice de validade semântica. |
A9/ Pesquisa Convergente Assistencial |
A equipe de pesquisa realizou imersão no local do estudo e vivenciou o contexto da prática assistencial e educacional da UBS entre idosos que circulavam e participavam de ações próprias do Programa do Idoso. Planejamento da tecnologia: realizada avaliação diagnóstica das pessoas idosas participantes, aplicando-se o instrumento multidimensional do envelhecimento ativo – EA e o WHOQOL – breve de avaliação de qualidade de vida. O plano de treinamento de contação de história de cada idosa foi esboçado, em detalhes, quando foram definidas as histórias a contar ou a recontar. A história foi selecionada pela própria idosa, e houve treinamentos semanais por três meses, até o dia das apresentações, que durou cerca de 3 horas. |
Não |
8 pessoas idosas |
Após a apresentação das histórias, procedeu-se a uma avaliação subjetiva de cada uma das idosas contadoras de história acerca da própria experiência, orientada pela questão: “Conte-me um pouco sobre sua experiência de ter-se preparado e contado história”. Foi aplicado novamente o WHOQOL – breve com o fim de comparar os resultados de qualidade de vida das idosas antes e depois da vivência. Os dados obtidos, de natureza subjetiva, foram analisados e interpretados a partir do processo de apropriação de contação de histórias. |
A10/ Pesquisa Convergente Assistencial |
O estudo não detalha sobre a construção das gerontecnologias utilizadas, apenas que foram desenvolvidas mediante avaliação clínica através de escalas, entrevista semiestruturada e aplicadas em oficinas, sendo posteriormente avaliadas pelas pessoas idosas. |
Não |
9 pessoas idosas |
Os dados das oficinas e as entrevistas foram transcritas na íntegra e analisadas de acordo com a análise temática, que consistiu em três etapas: pré-análise, pesquisa do material e tratamento dos resultados/inferência/interpretação dos discursos expostos pelos idosos. |
A11/ Pesquisa Convergente Assistencial |
Inserção da pesquisadora no cenário de estudo Captação dos participantes por meio de palestra sobre o tema proposto. Foram realizadas entrevistas individuais, técnica de criatividade e sensibilidade (TCS) ‘Almanaque’, discussão em grupo e observação participante. |
Não |
31 pessoas idosas |
Os dados da pesquisa foram organizados de acordo com as técnicas de produção; foram feitas as transcrições das discussões grupais gravadas em áudio, com mídia eletrônica, e a organização e digitalização das produções artísticas individuais. Após o último encontro grupal realizou-se uma roda de conversa, com um roteiro contendo perguntas abertas que versaram sobre a participação de cada integrante dos grupos na estratégia educativa proposta. Posteriormente à leitura flutuante do corpus do relatório dos dados produzidos, aplicou-se a análise de discurso francesa com base na triangulação dos dados. |
A12/ Pesquisa Metodológica |
O conteúdo para compor a cartilha, foi obtido por meio das orientações da Associação Brasileira do Sono, do manual acerca da saúde do idoso e de demandas identificadas a partir de um grupo focal com as pessoas idosas assistidas no local do estudo. O conteúdo do material educativo foi organizado de acordo com o referencial teórico do modelo de crença em saúde. |
22 especialistas (enfermeiros) |
22 pessoas idosas |
Para a validação com os especialistas foi utilizado o Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional (IVCE), validado, Pelo público-alvo foi utilizado instrumento adaptado do Suitability Assessment of Materials (SAM), com 19 questões (referentes à compreensão do material) e com espaço destinado para sugestões. A análise dos dados a partir do Índice de Validação de Conteúdo e o teste binomial. |
A13/ Relatório de experimento |
Construção baseada no cotidiano profissional das próprias autoras. |
Não |
Não |
Não validada pelos autores. |
A14/ Pesquisa Metodológica |
O estudo apenas descreve os itens contidos no guia. Revela que o trabalho de design e diagramação das imagens foi realizado por profissionais da área específica da comunicação e publicidade. |
13 especialistas (fonoaudiólogos) |
9 pessoas idosas |
Para avaliação dos especialistas foi utilizado instrumento elaborado pelos autores sobre conteúdo e aparência do guia e consta do objetivo, da estrutura, apresentação e da relevância do produto. A análise foi composta pela correspondência da concordância e relevância de cada item com uma escala do tipo Likert. Para a análise estatística, foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo. Para o público-alvo, inicialmente, foi realizado exame Mini Mental. Para avaliação, foi utilizado um instrumento contendo dados básicos para traçar o perfil, além da resposta do seu grau de concordância na escala Likert, para os critérios de conteúdo, informações, conhecimentos, ilustrações, sensibilidade e motivação, com uma questão aberta para possíveis comentários. Foi realizada análise estatística com o Índice de Validade de Conteúdo e para análise da questão aberta, utilizou-se o Método de Análise de Conteúdo proposto por Bardin. |
A15/ Qualitativa |
Realizou-se um estudo bibliográfico (levantamento de fatores de design a serem incorporados na elaboração de materiais educativos na área da saúde, e conteúdo de orientação e aconselhamento ao idoso candidato à prótese auditiva) Planejamento (definir e caracterizar o público-alvo) Desenvolvimento do material multimídia |
Não |
Não |
Não validada pelos autores. |
A16/ Pesquisa Metodológica |
Realizadas entrevistas (gravadas) com 20 pessoas idosas utilizando-se questionário semiestruturado para identificação das necessidades relacionadas ao autocuidado ao serem submetidos à angioplastia coronariana transluminal percutânea para subsidiar a elaboração da tecnologia. Foi feita a interpretação, transcrição dos dados e análise temática de conteúdo, das quais emergiram as categorias componentes do manual educativo. |
12 especialistas (o estudo não especifica a categoria profissional). |
9 pessoas idosas |
Para os especialistas utilizou-se instrumento de validação sobre identificação, instruções, objetivos, estrutura e apresentação, relevância da tecnologia educacional, com escala Likert. Para o público-alvo o instrumento avaliou instruções, objetivos, organização, estilo de escrita, aparência e motivação, com escala Likert. A análise estatística baseou-se na frequência simples do número de vezes em que os especialistas e os idosos optaram pelas diferentes valorações em cada bloco do instrumento |
A17/ Qualitativa |
Aplicado questionário de múltipla escolha composto por questões que abordavam os aspectos gerais sobre o uso e o manuseio do aparelho e/ou molde auricular, aspectos específicos das dificuldades apresentadas e opinião do usuário. Realizada revisão de literatura sobre a temática para construção de roteiro, utilizado para nortear a gravação dos vídeos. |
Não |
Não |
Não validada pelos autores. |