Acessibilidade / Reportar erro

Factores de riesgo en el desarrollo de úlceras de presión y sus implicaciones en la calidad de vida

Risk factors in the development of pressure ulcers and its implications in the quality of life

Resumo

Na velhice, a incidência de úlceras de pressão (UP) é muito maior devido ao considerável aumento no número de fatores de risco. Entender sua etiologia é fundamental para sua prevenção. Nesse contexto se insere o presente estudo, tendo em vista a necessidade de se identificar quais fatores estão implicados e são determinantes no desenvolvimento da UP. Também se analisou o efeito das UPs na percepção de qualidade de vida (QV).

Objetivos:

determinar a contribuição específica de cada fator da escala de Braden na predição do desenvolvimento da UP; explorar a hipótese de que a ausência de UP se associa a uma percepção melhor da QV e identificar que fatores e condições estão presentes nos idosos com UP.

Material e métodos:

estudo descritivo, com uma amostra aleatória simples, constituída por 40 idosos (12 com UP e 28 sem UP) institucionalizados, para se comparar a percepção da QV e dos fatores de risco. Foram avaliadas: as medidas antropométricas, a composição corporal, as análises sanguíneas, a percepção da QV e a escala de Braden. Para a análise estatística, estabeleceu-se a correlação existente entre as distintas variáveis com um nível de significância (intervalo de confiança [1] de 95%) p < 0,05.

Resultados:

Uma pessoa enferma com alterações na nutrição tem cerca de 4,5 vezes mais probabilidades de ter UP, e a presença de alterações na mobilidade aumenta tal probabilidade cerca de três vezes mais. Das condições de saúde analisadas, destacam-se as alterações hematológicas, sobretudo a glicose e a albumina. Quanto à composição corporal, o estado de hidratação é o que possui mais significado estatístico. No geral, o nível de QV desses idosos é baixo, sendo maior entre as mulheres (25.6±11) e no grupo de idosos sem UP (27±10).

Conclusão:

Uma escala simplificada de três fatores (mobilidade, nutrição e atividade) se associa mais ao risco de desenvolvimento de UP que a clássica escala de Braden.

Palavras-chave:
Idoso; Úlcera de Pressão /etiologia; Fatores de Risco; Prevenção Primária; Qualidade de Vida; Institucionalização

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com