Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do exercício físico nos parâmetros cardiometabólicos na pós-menopausa: revisão integrativa

Resumo

Objetivo:

Identificar as evidências disponíveis na literatura que relacionam a prática do exercício físico com a melhora dos parâmetros cardiovasculares e metabólicos em mulheres na pós-menopausa.

Método:

Foi realizada busca nas bases de dados MEDLINE, BDENF, IBCS e LILACS de trabalhos publicados entre 2008 a 2018. Dos 792 estudos identificados, 23 preencheram os critérios de inclusão.

Resultados:

A análise dos estudos permitiu a separação em três categorias. Na primeira categoria foi observado que o exercício físico melhorou o metabolismo lipídico, reduziu a circunferência abdominal e promoveu perda de peso. A segunda categoria evidenciou que o exercício físico reduziu a pressão arterial sistólica, preveniu o desenvolvimento de hipertensão arterial e reduziu liberação de hormônios simpatomiméticos. Na terceira categoria os estudos indicaram que o exercício físico eleva os mediadores antioxidantes e reverte o stress oxidativo envolvido nas reações inflamatórias presentes em doenças cardiovasculares.

Conclusão:

Os estudos afirmam efeitos benéficos do exercício físico sobre os parâmetros metabólicos e cardiovasculares de mulheres na pós-menopausa.

Palavras-chave:
Menopausa; Exercício; Hipertensão; Metabolismo Basal

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com