Acessibilidade / Reportar erro

Idoso e condições de vida: análise da pesquisa de orçamento familiar de Viçosa (MG), 2019-2020

Resumo

Objetivo

Identificar o perfil socioeconômico da população idosa residente em Viçosa (MG, Brasil) e suas condições de vida, e verificar a influência dos fatores idade, sexo e escolaridade na renda dos membros da família e do idoso em particular.

Método

Trata-se de um estudo transversal e descritivo, a partir dos dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) (2019-2020), do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa (DEE-UFV), da qual participaram 307 domicílios, sendo a amostra constituída por 167 idosos.

Resultados

A maioria dos idosos era do sexo feminino, com idade média de 69,8 (±8,07) anos, nível de escolaridade referente ao ensino médio completo, aposentada (74,90%), renda média de R$2.914,10, acima da faixa considerada baixa pelo Cadastro Único, e proveniente, exclusivamente, de aposentadoria. Os idosos encontravam-se satisfeitos com suas condições de vida, principalmente em relação à moradia. As variáveis sexo, idade e escolaridade influenciavam na renda dos membros da família, mas quando analisada somente a renda do idoso, o fator idade não exerceu influência.

Conclusão

Comparativamente, a amostra estudada encontrava-se em condições de vida, renda e escolaridade mais satisfatórias e favoráveis do que os idosos do país em geral, demonstrados nos estudos a partir de dados da POF nacional. Essa realidade, no entanto, pode ser atrelada à existência da UFV no município, onde boa parte da população estuda e/ou trabalha, auferindo melhores níveis educacionais e maiores rendimentos, visto que a educação impacta de forma positiva no acesso a melhores empregos e salários.

Palavras-Chave:
Idoso; Condições de Vida; Renda

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com