Resumo
Objetivo:
Esta pesquisa tem dois objetivos. Em primeiro lugar, estudar a influência da responsabilidade social no envolvimento dos funcionários em um ambiente não comerciais, particularmente nas instituições do ensino superior. A Responsabilidade Social Corporativa Interna e os Papéis Percebidos da Ética e da Responsabilidade Social foram utilizados para medir o aspecto da responsabilidade social. Em segundo lugar, o estudo explora a plausível diferença do tema da pesquisa entre dois grupos heterogêneos de acadêmicos.
Metodologia:
A abordagem quantitativa e o método de amostragem não-probabilística foram utilizados nesta pesquisa. Um questionário autoaplicável contendo informações demográficas dos entrevistados e principais construtos da estrutura da pesquisa foi distribuído entre os entrevistados. A modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais foi usada para avaliar a previsibilidade do modelo e a análise multi-grupo foi realizada para examinar as diferenças entre acadêmicos não casados e casados.
Resultados:
Os resultados revelam que os Papéis Percebidos da Ética e da Responsabilidade Social e da Responsabilidade Social Corporativa Interna estão significativamente relacionados ao Envolvimento Profissional dos acadêmicos. Isso conclui que a ética e a responsabilidade social têm influência semelhante em ambientes não comerciais, como instituições de ensino superior. Um resultado insignificante é obtido para os dois grupos heterogêneos de acadêmicos não casados e casados.
Contribuição:
Esta pesquisa fornece informações sobre os papéis da ética e da responsabilidade social em um ambiente não comercial, por exemplo, em instituições de ensino superior. Também complementa o entendimento da influência insignificante em acadêmicos casados e não casados. Isso serve como uma boa informação para o administrador de instituições de ensino superior, como forma alternativa de melhorar o envolvimento dos acadêmicos no local de trabalho.
Palavras-chave:
Ética e responsabilidade social; Responsabilidade Social Corporativa Interna; envolvimento dos funcionários; acadêmicos; Análise de Vários Grupos