Resumo
Objetivo:
O objetivo do artigo é analisar a inserção da dimensão ambiental na estratégia de operações de três montadoras do ABC paulista e como ela pode impactar o desempenho competitivo da área de operações.
Metodologia:
Estudo de caso múltiplo descritivo e exploratório.
Resultados:
Há um alinhamento entre as empresas, no que se refere aos indicadores de desempenho da dimensão ambiental e às prioridades competitivas. Observou-se uma preocupação ao aspecto social da sustentabilidade. As empresas estão projetando sistemas produtivos socialmente mais justos, em que a segurança do trabalho e a saúde ocupacional são vistas como um aspecto estratégico que contribuem para desempenho competitivo da área de operações.
Contribuições:
Uma contribuição sob o ponto de vista teórico, é a proposição de um modelo conceitual que visa preencher uma lacuna na literatura sobre a falta de alinhamento entre as teorias de estratégia de operações e de gestão ambiental, o que pode, por sua vez, dificultar ou mesmo subestimar o entendimento do papel da área de operações na busca da vantagem competitiva.
Palavras-chave:
Estratégia de operações; prioridades competitivas; dimensão ambiental; indústria automobilística; indicadores de desempenho