Resumo
Objetivo
O objetivo deste artigo é descrever e analisar as relações mútuas entre o clima de empoderamento, o empoderamento psicológico, a reputação corporativa e o desempenho das empresas.
Referencial teórico
Este artigo baseia-se na literatura sobre empoderamento e reputação corporativa para propor um modelo de pesquisa abrangente e examinar como a reputação corporativa e o desempenho das empresas são moldados por práticas de empoderamento.
Metodologia
Para atingir o objetivo do estudo, foi utilizada a abordagem de mínimos quadrados parciais e o método de reamostragem de bootstrapping para testar a hipótese. Foi realizada uma pesquisa para coletar dados de 225 trabalhadores do setor manufatureiro da Turquia.
Resultados
Os resultados corroboram o impacto positivo do clima de empoderamento sobre o empoderamento psicológico. Além do empoderamento, o clima parece ser uma variável bastante forte que aumenta a reputação e o desempenho das empresas. Além disso, os resultados revelam que a reputação corporativa percebida está positivamente associada ao desempenho financeiro e não financeiro das empresas.
Implicações práticas e sociais da pesquisa
Esta pesquisa fornece uma contribuição importante ao mostrar como as práticas de empoderamento em nível macro, como o clima de empoderamento, influenciam os sentimentos de empoderamento em nível micro, como o empoderamento psicológico, e que ambos, por sua vez, estão relacionados à reputação corporativa e ao desempenho das empresas.
Contribuições
Esta pesquisa forneceu uma contribuição importante ao mostrar como as práticas de empoderamento em nível macro, como o clima de empoderamento, influenciam o sentimento de empoderamento em nível micro, como o empoderamento psicológico, e que ambos, por sua vez, estão relacionados à reputação corporativa percebida e ao desempenho das empresas.
Palavras-chave:
Clima de empoderamento; Empoderamento psicológico; Reputação corporativa; Desempenho das empresas