Acessibilidade / Reportar erro

Relações de cooperação e a competitividade no setor supermercadista

Resumo

Objetivo:

Este artigo tem como objetivo verificar a influência das relações de cooperação no desempenho das empresas do setor supermercadista, comparando as empresas associadas às redes com empresas não associadas.

Metodologia:

O método de pesquisa utilizado foi uma pesquisa survey com 31 empresas.

Resultados:

Os resultados indicam que as relações de cooperação com os fornecedores têm impacto positivo no desempenho das empresas, ao passo que as relações de cooperação com os concorrentes e com as instituições locais não influenciam no desempenho. Ademais, verifica-se que não existe relação entre a participação em uma rede de cooperação e a obtenção de um desempenho superior. Contudo, as empresas associadas às redes apresentaram melhores relações de cooperação com os fornecedores, o que impacta positivamente no desempenho. Portanto, as empresas associadas às redes possuem vantagens competitivas em relação às empresas não associadas às redes.

Contribuições:

As relações de cooperação com fornecedores podem fornecer benefícios, como a redução de custos logísticos, melhoria na carteira de produtos, melhor negociação de preços e prazos e parceria para realização de estratégias de marketing, entre outros. Assim, a competitividade das empresas do setor supermercadista é aumentada.

Palavras-chave:
Redes interorganizacionais; Redes de cooperação; Relações de cooperação; Competitividade; Desempenho

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br