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Mudanças de rating e o impacto no preço das ações

Resumo

Objetivo:

O objetivo deste trabalho é analisar o impacto que mudanças no rating de crédito têm no retorno de longo prazo das ações de empresas brasileiras.

Metodologia:

Conduzimos um estudo de eventos que mensura como ações na bolsa de valores do Brasil reagem a elevações e rebaixamentos de rating pela Moody’s e S&P até 2014.

Resultados:

Nossa amostra apresenta retornos positivos e significantes medidos pelo BHAR para rebaixamentos de ratings e não significantes para elevações. Nossos dados ainda mostram o importante papel do rating anterior para explicar esses resultados atuando de forma não linear.

Contribuições:

Nossa pesquisa tem implicação para agregar à teoria de eficiência de mercado a análise do grau de informação presente nos anúncios de mudança de classificação de risco, bem como apresentar resultados para amostra com empresas brasileiras utilizando a metodologia que corrige defeitos apontados em metodologias anteriores.

Palavras-chave:
Rating de crédito; mercado de ações; estudo de eventos; eficiência de mercado

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