Acessibilidade / Reportar erro

Análise do impacto das facetas da inteligência emocional (traço) e da confiança nos colegas de trabalho no desempenho de tarefa

Resumo

Objetivo:

Com base na relevância da inteligência emocional (IE) para prever o desempenho individual no trabalho, este estudo examina as ligações entre as facetas da IE (traço), a confiança nos colegas e o desempenho de tarefa em um trabalho de engenharia de software.

Referencial teórico:

Especificamente, este trabalho se baseia no modelo de cascata de Joseph e Newman para levantar hipóteses sobre o impacto sequencial das facetas de IE (traço) no desempenho de tarefa. Ele também testa empiricamente o efeito mediador da confiança nos colegas no vínculo entre a regulação emocional e esta variável critério.

Metodologia:

Ele segue um desenho de investigação preditivo com duas fases de coleta de dados. Na primeira fase, as facetas da IE e a confiança nos colegas foram respondidas pelos participantes. A segunda fase foi implementada seis meses depois para coletar as avaliações do desempenho de tarefa dos funcionários facultadas pelos supervisores diretos. Foi obtida uma amostra final de 102 funcionários que pertencem a uma única função de engenharia de software.

Resultados:

Os resultados das análises de equações estruturais deram suporte ao efeito sequencial esperado entre as facetas da IE em estudo (i.e., das facetas da avaliação das emoções dos outros e da avaliação das próprias emoções na faceta de regulação emocional). Estes também demonstraram que o efeito da regulação emocional no desempenho de tarefa é inteiramente indireto por meio da variável de confiança nos colegas de trabalho.

Implicações práticas e sociais da pesquisa:

Os gestores devem constituir e desenvolver uma força de trabalho com indivíduos com alta IE (traço), porque estes serão mais capazes de atingir níveis melhores de desempenho de tarefa, por meio do desenvolvimento de confiança em relação a seus colegas.

Contribuições:

De acordo com o nosso conhecimento, este é o primeiro estudo que dá enfoque na interação entre as facetas da IE (traço) e a confiança nos colegas na determinação do desempenho de tarefa no trabalho.

Palavras-chave:
Inteligência emocional; IE (traço); desempenho de tarefa; confiança nos colegas; mediação

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br