Acessibilidade / Reportar erro

A influência da capacidade cognitiva nos vieses cognitivos gerados pela heurística da representatividade

Resumo

Objetivo:

Este estudo tem como objetivo investigar a influência da capacidade cognitiva nos vieses cognitivos gerados pela heurística da representatividade.

Metodologia:

A coleta de dados foi realizada por meio de questionários visando medir a capacidade cognitiva de 1.064 estudantes e profissionais de contabilidade brasileiros utilizando o teste de reflexão cognitiva. Para realizar a análise, utilizamos o teste t de Student, análise de variância, correlações e regressões.

Resultados:

Nossos resultados iniciais indicam que a capacidade cognitiva apenas influencia a incidência dos vieses da insensibilidade à taxa básica e da ilusão de validade, indicando que quanto maior for a capacidade cognitiva, menor é a incidência desses vieses na tomada de decisão. Testes de robustez, no entanto, expandem essa influência aos vieses dos equívocos de chance e da falácia da regressão. Além disso, mostramos que há uma diferença de meios entre gênero, nível de escolaridade e região geográfica e os vieses da heurística da representatividade.

Contribuições:

Este trabalho contribui para a literatura sobre contabilidade comportamental, considerando que, embora existam pesquisas sobre o tema, ainda não foi realizado nenhum estudo na área da contabilidade que envolva todos os vieses cognitivos de uma heurística em um único estudo.

Palavras-chave:
Vieses cognitivos; contabilidade comportamental; teste de reflexão cognitiva

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br