Acessibilidade / Reportar erro

Inovação e Modelo de Negócio: um estudo de caso sobre a integração do Funil de Inovação e o Modelo Canvas

Innovación y modelo de negocio: un estudio de caso acerca de la integración del Embudo de Innovación y el Modelo Canvas

RESUMO

Diferentemente do passado, pensar em inovação atualmente remete a uma reflexão de cocriação de valor por meio de alianças estratégicas, aproximação com o cliente e adoção de modelos de negócios diferenciados. Dessa forma, analisou-se e descreveu-se, neste estudo, o processo de inovação da empresa DSM, interligando-o aos conceitos de estratégias de desenvolvimento organizacional e à teoria de modelo de negócio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativa básica, desenvolvida por meio de um estudo de caso único. Permitiu-se com este estudo categorizar o modelo de negócio da empresa como uma tipologia aberta e desagregada, além de evidenciar sua característica inovadora em múltiplos epicentros, o que faz da inovação uma variável dependente da configuração interna da empresa. Como contribuição teórica, evidencia-se a convergência e complementariedade da ferramenta “Business Model Canvas” e o conceito “Funil de Inovação”, utilizados neste estudo para analisar o caso empírico.

Palavras-chave:
Inovação; Modelo de negócio; Funil de inovação; Modelo Canvas

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br