RESUMO
Objetivo:
Estudar o impacto da preempção, vantagem de primeiro lance com consequente existência de externalidades negativas para os competidores, em jogos de momento ótimo de investimento em um oligopólio assimétrico.
Método:
O modelo de jogos com opções desenvolvido no trabalho foi aplicado ao mercado brasileiro de latas de alumínio, por ser uma indústria caracterizada por elevadas barreiras de entrada e, as economias de escala favorecem os grandes produtores. Os principais dados foram obtidos da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (ABRALATAS) e nos relatórios das empresas analisadas.
Fundamentação teórica:
O método de jogos de opções apresenta uma metodologia integrada que ajuda a superar as deficiências dos métodos tradicionais. Ele capta a dinâmica das interações estratégicas em um ambiente de incertezas, representando uma ferramenta estratégica capaz de guiar decisões gerenciais em um contexto competitivo.
Resultados:
Os resultados mostram que no caso estático a empresa de menor custo consegue absorver lucros maiores. Já no caso dinâmico, é possível obter lucros monopolísticos por um período de tempo maior. Quando a vantagem de custo é muito grande, a ameaça de preempção do rival poderá ser considerada irrelevante, e a empresa irá investir como um monopolista. Quando essa vantagem não é grande o suficiente, a firma precisa investir em um tempo de preempção anterior.
Contribuições:
Este é o primeiro trabalho que, aplicando jogos com opções reais, estuda o impacto da preempção do investimento em ambiente oligopolista assimétrico, na realidade da indústria de latas de alumínio no Brasil.
Palavras-chave:
Jogos de opções reais; oligopólio assimétrico; investimento sob incerteza