Resumo
Objetivo
Os produtos financeiros estruturados (SPs) tornaram-se muito populares entre os investidores de varejo nos últimos anos. A preferência dos investidores desempenha um papel crítico para investir em SPs. O objetivo deste estudo é entender o comportamento de investimento nos SPs investigando as preferências heterogêneas dos investidores chineses para a escolha de WMPs com determinados atributos.
Referencial teórico
Os investidores com diferentes características demográficas apresentam diferentes preferências em seus investimentos em SPs.
Metodologia
Empregamos o método de experimentos de escolha (CE) e examinamos a heterogeneidade de preferência usando os modelos logit multinomial (MNL) e logit misto (MXL).
Resultados
(i) Os atributos “banco pequeno”, “valor mínimo”, “retorno variável não garantido” e “retorno variável garantido” afetam significativamente a escolha de compra dos WMPs. (ii) Existem preferências heterogêneas significativas por valor mínimo. (iii) Esses quatro elementos são as fontes de preferência heterogênea por valor mínimo.
Implicações práticas e sociais da pesquisa
A pesquisa oferece informações que podem contribuir para a compreensão das preferências heterogêneas das características dos investidores, o que pode ajudar a desenvolver WMPs comercializáveis para atingir diferentes tipos de investidores.
Contribuições
A principal contribuição da pesquisa é examinar as preferências heterogêneas dos investidores por SPs. O estudo fornece evidências empíricas de quais atributos de produtos estruturados afetam significativamente as preferências dos investidores. Também revela quais características dos investidores afetam suas preferências heterogêneas.
Palavras-chave:
Produtos financeiros estruturados; preferências heterogêneas; experimentos de escolha; modelo logit misto; comportamento